Já é de conhecimento da maioria dos profissionais que investir em educação é uma chave importante para o segredo de alavancar carreira, isso porque, cada vez mais, as empresas estão buscando contratar pessoas preparadas. Hoje, mais do que uma formação, é preciso manter-se atualizado, em aprendizado contínuo.
Se você concluiu sua faculdade recentemente ou há mais tempo, certamente já se questionou sobre a possibilidade de cursar uma Especialização ou MBA, não é mesmo? Mas, afinal de contas, vale a pena fazer Pós-Graduação?
A resposta para essa pergunta está neste artigo. Acompanhe!
Bom, para responder ao questionamento se vale a pena fazer Pós-Graduação, inicialmente temos que entender bem o que ela significa.
Como o próprio nome sugere, é um curso que, para ser realizado, exige formação de nível superior como pré-requisito. Ou seja, não é possível cursar uma Pós-Graduação sem ter concluído uma Graduação.
Existem dois tipos de Pós-Graduação no Brasil: lato sensu e stricto sensu. As mais conhecidas são as lato sensu, onde se enquadram as Especializações e os MBAs. A expressão lato sensu é do latim e significa sentido amplo, ou seja, se referem a cursos com maior amplitude na área de conhecimento.
Já as Pós-Graduações de stricto sensu são os cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. A expressão, também do latim, significa sentido estrito, ou seja, se referem a cursos com amplitude mais direcionada em alguma área do conhecimento. Geralmente, são cursos