Vale a pena fazer Pós-Graduação? Confira dicas para acertar nas escolhas!

  • 16/07/2021 às 20:21

Já é de conhecimento da maioria dos profissionais que investir em educação é uma chave importante para o segredo de alavancar carreira, isso porque, cada vez mais, as empresas estão buscando contratar pessoas preparadas. Hoje, mais do que uma formação, é preciso manter-se atualizado, em aprendizado contínuo.

Se você concluiu sua faculdade recentemente ou há mais tempo, certamente já se questionou sobre a possibilidade de cursar uma Especialização ou MBA, não é mesmo? Mas, afinal de contas, vale a pena fazer Pós-Graduação?

A resposta para essa pergunta está neste artigo. Acompanhe!

O que é Pós-Graduação

Bom, para responder ao questionamento se vale a pena fazer Pós-Graduação, inicialmente temos que entender bem o que ela significa.

Como o próprio nome sugere, é um curso que, para ser realizado, exige formação de nível superior como pré-requisito. Ou seja, não é possível cursar uma Pós-Graduação sem ter concluído uma Graduação.

Tipos de Pós-Graduação

Existem dois tipos de Pós-Graduação no Brasil: lato sensu e stricto sensu. As mais conhecidas são as lato sensu, onde se enquadram as Especializações e os MBAs. A expressão lato sensu é do latim e significa sentido amplo, ou seja, se referem a cursos com maior amplitude na área de conhecimento.

Já as Pós-Graduações de stricto sensu são os cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. A expressão, também do latim, significa sentido estrito, ou seja, se referem a cursos com amplitude mais direcionada em alguma área do conhecimento. Geralmente, são cursos voltados para quem quer seguir carreira acadêmica.

Viu só? Portanto, Especializações, MBAs, Mestrados, Doutorados e Pós-Doutorados são todos cursos de Pós-Graduação, mas de tipos diferentes.

Especializações e MBAs

Nosso foco neste artigo são as Pós-Graduações lato sensu, pois são elas as mais direcionadas para quem recém se formou ou está há mais tempo sem estudar, mas quer alavancar sua carreira. E qual a diferença entre Especialização e MBA?

Os cursos de Especialização são aqueles voltados para os profissionais que buscam atualizar conhecimentos ou aprofundá-los na sua área de atuação ou áreas correlatas. São mais abrangentes, que permeiam praticamente todas as áreas do conhecimento: Negócios, Saúde, Engenharias, Design, Comunicação, etc.

MBA é a sigla para Master in Business Administration, ou seja, fornece uma formação para a área de administração e negócios. Portanto, é uma Pós-Graduação voltada para empreendedores ou profissionais que atuam no mundo corporativo e pretendem ocupar cargos de gestão e liderança. Desse modo, é comum encontrar MBAs apenas para áreas que tenham relação com esse mercado de negócios.

Mas afinal, vale a pena fazer Pós-Graduação

Agora que estão mais claras as especificidades de cada curso, vamos à pergunta: vale a pena fazer Pós-Graduação? A resposta é: sim! Mas, por quê? Confira:

  • Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, com base nos dados da PNAD Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que estudantes de Pós-Graduação possuem rendimento 150% maior que a média de rendimento daqueles que fazem curso de Graduação.
  • Especialização ou MBA pode garantir vagas mais desejadas no mercado de trabalho, primeiro pelo fator de ter o requisito necessário e outro pelo fator de demonstrar ao recrutador que o profissional está em constante atualização. Isso é muito valorizado atualmente nas melhores companhias para se trabalhar.
  • Outro benefício de contar com uma boa Pós-Graduação é a de se tornar um especialista em determinado assunto, fazendo com que mais cargos diferenciados e de melhor remuneração estejam disponíveis para o profissional. É algo lógico: quanto mais preparado o profissional, mais chances ele possui e maiores seus ganhos.
  • Não podemos esquecer de outra vantagem para quem está matriculado em um curso de Pós-Graduação, que é o networking, ou seja, a criação de uma rede de contatos. Participar de uma turma de Pós pode abrir possibilidade de conhecer outros profissionais, saber de vagas do mercado, formar parcerias de sucesso e muito mais.
  • E tem mais: fazendo um curso de Pós-Graduação, você está recebendo e compartilhando conhecimento, o que não deixa de ser um importante fator de desenvolvimento pessoal. Quem não se sente melhor, mais feliz e empoderado com tanta coisa boa?

Então, como vimos, se você está em dúvida e deseja fazer a escolha certa para avançar na carreira, optar por um curso de Pós-Graduação vale a pena, sim.

Sobres as Pós-Graduações do Grupo Uniftec

Agora que já está claro que vale a pena fazer Pós-Graduação, confira algumas razões para optar por uma Especialização ou MBA das instituições do Grupo Uniftec.

Antes de tudo, é importante que você conheça quais são as nossas instituições e onde estão localizadas.

O Grupo Uniftec é composto pelas seguintes instituições:

  • Centro Universitário Uniftec, em Caxias do Sul
  • Ftec Faculdade, em Bento Gonçalves
  • Ftec Faculdade, em Novo Hamburgo
  • Ftec Faculdade, em Porto Alegre
  • IBGEN, em Porto Alegre

Diversos são os motivos que fazem das nossas instituições excelentes opções para cursos de Pós-Graduação. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Alto nível de qualidade

O Centro Universitário Uniftec é o melhor da categoria em Caxias do Sul, com conceito 4 – nível considerado muito bom - no IGC (Índice Geral de Cursos). A nota também coloca o Uniftec como segundo melhor do Rio Grande do Sul.

A Ftec é a melhor faculdade privada de Bento Gonçalves, também com conceito 4 – nível considerado muito bom - no IGC (Índice Geral de Cursos). A Ftec de Novo Hamburgo também é conceito 4 – nível considerado muito bom - no IGC (Índice Geral de Cursos).

Professores atuantes no mercado

Outro fator muito importante para optar por uma Pós-Graduação do Grupo Uniftec é a qualidade dos professores, que são atuantes no mercado, possuem experiência em suas áreas e sabem do que ensinam. A proposta pedagógica de todas as instituições do Grupo Uniftec leva em consideração isso, como um dos pilares para o sucesso dos alunos.

Conhecimento aplicado na prática

Os cursos de Pós-Graduação do Uniftec, da Ftec e da Ftec IBGEN buscam sempre levar ao aluno a maneira mais ágil de colocar o conhecimento em prática. Ou seja, a troca de informações entre professores e alunos deve ser voltada sempre para que os profissionais possam usufruir do que aprendem quase que instantaneamente.

Opções online e presencial

Os cursos de Pós-Graduação do Grupo Uniftec ocorrem nas modalidades presencial, semipresencial e online. Sendo assim, o aluno pode optar por aquela que mais lhe convém ou a que ele mais se adapta.

Experiência de 30 anos

Por fim, outro motivo para escolher uma Pós-Graduação (ou qualquer curso) do Grupo Uniftec é sua experiência de 30 anos no ramo da educação. São três décadas de propostas de ensino transformadoras das carreiras das pessoas, promovendo o desenvolvimento humano sustentável.

TENHO INTERESSE EM PÓS ONLINE

TENHO INTERESSE EM PÓS PRESENCIAL

Categorias: Pós-Graduação

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado