Unicórnios brasileiros: conheça algumas startups avaliadas em bilhões

  • 14/10/2021 às 16:29

Você já deve ter ouvido falar no termo unicórnio, para se referir a empresas startups, não é mesmo? Mas, se você não ouviu falar ou não sabe muito bem o que é, fique tranquilo, a gente te explica.

Neste post, vamos reunir algumas das principais startups brasileiras considerados unicórnios, quando foram criadas, em quais ramos atuam e quando entraram para esse time. Confira!

O que são unicórnios?

Vamos lá: uma empresa unicórnio é aquela que conseguiu ser avaliada em 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital na bolsa de valores. Portanto, são valoradas bilionárias antes de uma IPO (Initial Public Offering), ou seja, oferta pública inicial.

O termo unicórnio surgiu em 2013, quando a investidora Aileen Lee cunhou a expressão ao se referir a empresas que se encaixavam nessa condição. Na época, apenas 39 ocupavam esse grupo. Hoje, esse número se multiplicou mais de sete vezes.

Segundo a investidora, um dos primeiros unicórnios mundiais foi a Google, na época ainda denominada de Alphabet, no início dos anos 1990. Já no início dos anos 2000, outras empresas atingiram essa marca, mas a mais conhecida foi o Facebook.

A principal condição para ser um unicórnio é que seja uma startup, por conta da sua possibilidade exponencial de crescimento e meios de financiamento por investidores específicos.

Uma empresa pode ser considerada startup quando oferece ao público um modelo de negócio repetível e escalável. Normalmente, isso envolve algumas características como inovação, geração de valor para o usuário e capacidade de crescer com escalabilidade, gerando receitas muito maiores do que despesas. E quais empresas já foram startups? Uber, Airbnb,

Categorias: Pós-Graduação

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado