Como alcançar sua estabilidade financeira? Confira dicas práticas

  • 31/08/2021 às 19:02

A gente sabe o quanto dinheiro é importante, não é mesmo? Estar de bem com nosso bolso e com estabilidade financeira é algo que garante maior segurança para a nossa vida.

Ter grana é fator fundamental para morar bem, viajar e conhecer lugares, garantir um plano de saúde, prever a aposentadoria, comprar aquilo que é necessário, entre outros. Mas, como fazer isso?

Nossa equipe conversou com a contadora, consultora e professora do programa de Pós-Graduação Uniftec, Iane Neitzke. Ela apresenta 15 importantes dicas práticas para alcançar e manter a estabilidade financeira, na nossa vida pessoal e profissional. Confira!

Estabilidade financeira: aspecto pessoal

  1. Levante todos os seus gastos mensais, suas dívidas, seus investimentos, e tudo que influencie na saída de dinheiro.
  2. Elabore um orçamento financeiro, com tudo o que deverá receber e pagar. Esse orçamento deve ser planejado para um período de no mínimo um ano.
  3. Se necessário, renegocie suas dívidas, por exemplo, de financiamentos. E, sempre que possível, evite contrair novas dívidas.
  4. Defina um valor para guardar mensalmente, mesmo que em pequena quantidade. Esse valor pode ser muito útil para qualquer urgência ou emergência.
  5. Aprenda a economizar. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, gaste somente com o necessário e com o que pode arcar, evitando comprar por impulso.
  6. Pague as contas em dia, no vencimento. Evite pagá-las com atraso, pois as cobranças vêm sempre com juros e multas.
  7. Controle mensalmente seus gastos, analise e compare-os com os valores orçados.
  8. Sempre que possível, procure outras fontes de renda, para melhorar sua situação financeira.
  9. Jamais esqueça que uma boa gestão financeira exige: foco, disciplina e controle. 

Estabilidade financeira: aspecto profissional

  1. Defina onde você quer chegar profissionalmente.
  2. Trace suas metas e objetivos de ganhos mensais.
  3. Estabeleça as ações que devem ser tomadas: o que terá de ser feito e quando.
  4. Invista em você mesmo: estude – não somente na sua área – e mantenha-se sempre atualizado.
  5. Desenvolva seu network, ou seja, mantenha forte sua rede de contatos.
  6. Jamais perca o foco: onde quer chegar.

Sobre a professora Iane

Iane Neitzke é bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduada com MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos, especialista em Controladoria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior. Contadora e consultora de empresas nas áreas contábil, com ênfase em controladoria e finanças, orçamentária, tributária e de custos.

Atua como docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação no Grupo Uniftec, dentre eles Gerência Empresarial, Gestão de Marketing, Finanças e Controladoria. Possui mais de 20 anos de experiência profissional, também ministrando palestras e cursos na área.

Pós-graduação: uma excelente oportunidade

Para alcançar a estabilidade financeira, uma das melhores maneiras é investir na carreira, matriculando-se em um curso de Pós-Graduação. Mas sabe por quê? Nó reunimos alguns motivos importantes relacionados a remuneração e Pós-Graduação, confira:

  • Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, com base nos dados da PNAD Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que estudantes de Pós-Graduação possuem rendimento 150% maior que a média de rendimento daqueles que fazem curso de Graduação.
  • Uma especialização ou MBA pode garantir vagas mais desejadas no mercado de trabalho, primeiro pelo fator de ter o requisito necessário e outro pelo fator de demonstrar ao recrutador que o profissional está em constante atualização. Isso é muito valorizado atualmente nas melhores companhias para se trabalhar.
  • Outro benefício de contar com uma boa Pós-Graduação é a de se tornar um especialista em determinado assunto, fazendo com que mais cargos diferenciados e de melhor remuneração estejam disponíveis para o profissional. É algo lógico: quanto mais preparado o profissional, mais chances ele possui e maiores seus ganhos.

Sobres as Pós-Graduações do grupo Uniftec

Agora que já está claro que vale a pena fazer Pós-Graduação e que ela é uma excelente oportunidade de alcançar a estabilidade financeira, confira algumas razões para optar por uma Especialização ou MBA das instituições do Grupo Uniftec.

Antes de tudo, é importante que você conheça quais são as nossas instituições e onde estão localizadas. O Grupo Uniftec é composto pelas seguintes instituições:

  • Centro Universitário Uniftec, em Caxias do Sul
  • Ftec Faculdade, em Bento Gonçalves
  • Ftec Faculdade, em Novo Hamburgo
  • Ftec Faculdade, em Porto Alegre
  • IBGEN, em Porto Alegre

Diversos são os motivos que fazem das nossas instituições excelentes opções para cursos de Pós-Graduação. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Alto nível de qualidade

O Centro Universitário Uniftec é o melhor da categoria em Caxias do Sul, com conceito 4 – nível considerado muito bom - no IGC (Índice Geral de Cursos). A nota também coloca o Uniftec como segundo melhor do Rio Grande do Sul.

A Ftec é a melhor faculdade privada de Bento Gonçalves, também com conceito 4 – nível considerado muito bom - no IGC (Índice Geral de Cursos).

Professores atuantes no mercado

Outro fator muito importante para optar por uma Pós-Graduação do Grupo Uniftec é a qualidade dos professores, que são atuantes no mercado, possuem experiência em suas áreas e sabem do que ensinam. A proposta pedagógica de todas as instituições do Grupo Uniftec leva em consideração isso, como um dos pilares para o sucesso dos alunos.

Conhecimento aplicado na prática

Os cursos de Pós-Graduação do Uniftec, da Ftec e do IBGEN buscam sempre levar ao aluno a maneira mais ágil de colocar o conhecimento em prática. Ou seja, a troca de informações entre professores e alunos deve ser voltada sempre para que os profissionais possam usufruir do que aprendem quase que instantaneamente.

Opções online e presencial

Os cursos de Pós-Graduação do Grupo Uniftec ocorrem nas modalidades presencial, semipresencial e online. Sendo assim, o aluno pode optar por aquela que mais lhe convém ou a que ele mais se adapta.

Experiência de 30 anos

Por fim, outro motivo para escolher uma Pós-Graduação (ou qualquer curso) do Grupo Uniftec é sua experiência de 30 anos no ramo da educação. São três décadas de propostas de ensino transformadoras das carreiras das pessoas, promovendo o desenvolvimento humano sustentável.

TENHO INTERESSE EM PÓS ONLINE

TENHO INTERESSE EM PÓS PRESENCIAL

Categorias: Pós-Graduação

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado