Como alcançar sua estabilidade financeira? Confira dicas práticas

  • 31/08/2021 às 16:02

A gente sabe o quanto dinheiro é importante, não é mesmo? Estar de bem com nosso bolso e com estabilidade financeira é algo que garante maior segurança para a nossa vida.

Ter grana é fator fundamental para morar bem, viajar e conhecer lugares, garantir um plano de saúde, prever a aposentadoria, comprar aquilo que é necessário, entre outros. Mas, como fazer isso?

Nossa equipe conversou com a contadora, consultora e professora do programa de Pós-Graduação Uniftec, Iane Neitzke. Ela apresenta 15 importantes dicas práticas para alcançar e manter a estabilidade financeira, na nossa vida pessoal e profissional. Confira!

Estabilidade financeira: aspecto pessoal

  1. Levante todos os seus gastos mensais, suas dívidas, seus investimentos, e tudo que influencie na saída de dinheiro.
  2. Elabore um orçamento financeiro, com tudo o que deverá receber e pagar. Esse orçamento deve ser planejado para um período de no mínimo um ano.
  3. Se necessário, renegocie suas dívidas, por exemplo, de financiamentos. E, sempre que possível, evite contrair novas dívidas.
  4. Defina um valor para guardar mensalmente, mesmo que em pequena quantidade. Esse valor pode ser muito útil para qualquer urgência ou emergência.
  5. Aprenda a economizar. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, gaste somente com o necessário e com o que pode arcar, evitando comprar por impulso.
  6. Pague as contas em dia, no vencimento. Evite pagá-las com atraso, pois as cobranças vêm sempre com juros e multas.
  7. Controle mensalmente seus gastos, analise e compare-os com os valores orçados.
  8. Sempre que possível, procure outras fontes de renda, para melhorar sua situação financeira.
  9. Jamais esqueça q
Categorias: Pós-Graduação

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado