Projeto Addax busca melhor eficiência energética de veículo

  • 21/06/2017 às 16:19

Um veículo especialmente desenvolvido com o propósito de alcançar a melhor eficiência energética no consumo de gasolina, é o desafio do Projeto Addax, formado por oito alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção das unidades da Ftec Faculdades de Porto Alegre e Ftec Faculdades de Novo Hamburgo, com a coordenação dos professores Alexandre Eberle Alves e Uilian Boff.

ProtótipoUm veículo especialmente desenvolvido com o propósito de alcançar a melhor eficiência energética no consumo de gasolina, é o desafio do Projeto Addax, formado por oito alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção das unidades da Ftec Faculdades de Porto Alegre e Ftec Faculdades de Novo Hamburgo, com a coordenação dos professores Alexandre Eberle Alves e Uilian Boff.

“A ideia é oportunizar experiências e discussões aos acadêmicos acerca da eficiência energética, através do desenvolvimento de um veículo que possa percorrer a maior distância com o menor consumo possível de combustível”, avalia Uilian.

 

Simulação AddaxA eficiência energética está associada à quantidade de energia necessária para deslocar o veículo, considerando a distância percorrida para cada litro de combustível, classificando veículos que consomem menos combustível, como mais eficientes.

Vários fatores podem afetar o consumo de combustível, até mesmo a aerodinâmica do veículo pode influenciar para maior ou menor eficiência energética e este é o desafio dos alunos com o Projeto Addax, que acompanham em Porto Alegre, o passo a passo deste desenvolvimento.

De acordo com o professor Uilian, a expectativa é de que o veículo desenvolvido possa participar no próximo ano da Maratona de Eficiência Energética, competição que ocorre anualmente em São Paulo e conta com diversas equipes de todo o Brasil.

 

As inscrições para o Vestibular Agendado estão abertas e podem ser realizadas pela página www.fazftec.com

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado