Papo de Mercado: Mudança de Carreira

  • 14/04/2022 às 14:54

Qualquer mudança, por menor que seja, sempre causa desconforto. A incerteza nos faz pensar muito antes de tomar qualquer atitude. Na vida profissional isso fica ainda pior, afinal esse é o ganha pão. Mas pode ficar tranquilo, respira fundo e vamos conferir esses dados sobre mudança de carreira.

Se você está pensando em mudar de carreira - enquanto todo mundo parece tão decidido do que deseja – você não está sozinho, no ano passado 32% dos brasileiros consideraram uma mudança de carreira. Desses profissionais, 39% consideraram a mudança por questões salariais, 21% devido a interesse por outra área e 20% em busca de ascensão social.

Uma pesquisa da Apollo Tecnichal apontou que durante a vida, a maioria das pessoas terá em torno de 12 empregos. Ou seja, mudar não é algo tão raro assim, principalmente nos tempos atuais. A mesma pesquisa apontou em que período mais ocorrem essas trocas:

  • Entre 18 e 24 anos: 5,7 vezes
  • Entre 25 e 34 anos: 2,4 vezes
  • Entre 35 e 44 anos: 2,9 vezes
  • Entre 45 e 52 anos: 1,9 vezes

Agora em questão de longevidade, a média de tempo dos profissionais em um emprego é de 4,6 anos.

Já mostramos os motivos que fazem as pessoas buscar novos ares, mas uma estatística paralela também contribui para esse pensamento. 38% dos brasileiros não trabalham com uma área diretamente ligada com a de sua formação – o sentimento de que o esforço pelo diploma não valeu a pena.

E se eu mudar? O que será necessário?

Bom, primeiro de tudo é adquirir novas habilidades, mesmo que você possua uma formação na área – o que já é um passo importantíssimo, já que abrirá muito mais portas – você pre

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado