Mercado de trabalho pós-pandemia: por que se especializar

  • 08/07/2021 às 16:28

A pandemia da Covid-19 está trazendo mudanças no cenário profissional e acelerando algumas transformações no mercado de trabalho que já vinham sendo esperadas. Por isso, há uma expectativa de como será a nova realidade dos negócios pós-pandemia.

Diante dessa situação, muitos se perguntam o que podem fazer para estar preparado e aproveitar as oportunidades, não ficando para trás. Neste artigo, vamos abordar um pouco esse tema apontar alguns motivos para se especializar em alguma área.

Impactos da pandemia

Antes das quarentenas, não havia uma cultura forte de trabalhar de casa no mercado de trabalho, principalmente no Brasil. O home office, uma necessidade diante da não possibilidade de contato físico, foi sendo digerido de forma mais natural por parte das empresas, seus gestores e colaboradores.

Esse modelo se consolidou em diversas organizações e poderá ser adotado no mundo pós-pandemia de forma mais perene. Tanto empresas quanto funcionários se adaptaram, uns mais outros menos, a esse formato e descobriram que é possível produzir satisfatoriamente.

Trabalhar de forma remota poderá também provocar transformações consolidadas em estruturas físicas de empresas, que poderão transferir seus escritórios presenciais para espaços menores, mantendo colaboradores a distância. E isso leva a outra mudança: o fim das barreiras físicas.

A necessidade da presença ao vivo e a cores nas empresas impedia a possibilidade de profissionais altamente qualificados aproveitarem oportunidades, muitas vezes por conta da distância. Alguns deles não possuem disponibilidade de mudança de cidade, em virtude de família, por exemplo.

Com o crescimento do home office, o que impede de alguém que mor

Categorias: Pós-Graduação

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado