Mercado de trabalho pós-pandemia: por que se especializar

  • 08/07/2021 às 19:28

A pandemia da Covid-19 está trazendo mudanças no cenário profissional e acelerando algumas transformações no mercado de trabalho que já vinham sendo esperadas. Por isso, há uma expectativa de como será a nova realidade dos negócios pós-pandemia.

Diante dessa situação, muitos se perguntam o que podem fazer para estar preparado e aproveitar as oportunidades, não ficando para trás. Neste artigo, vamos abordar um pouco esse tema apontar alguns motivos para se especializar em alguma área.

Impactos da pandemia

Antes das quarentenas, não havia uma cultura forte de trabalhar de casa no mercado de trabalho, principalmente no Brasil. O home office, uma necessidade diante da não possibilidade de contato físico, foi sendo digerido de forma mais natural por parte das empresas, seus gestores e colaboradores.

Esse modelo se consolidou em diversas organizações e poderá ser adotado no mundo pós-pandemia de forma mais perene. Tanto empresas quanto funcionários se adaptaram, uns mais outros menos, a esse formato e descobriram que é possível produzir satisfatoriamente.

Trabalhar de forma remota poderá também provocar transformações consolidadas em estruturas físicas de empresas, que poderão transferir seus escritórios presenciais para espaços menores, mantendo colaboradores a distância. E isso leva a outra mudança: o fim das barreiras físicas.

A necessidade da presença ao vivo e a cores nas empresas impedia a possibilidade de profissionais altamente qualificados aproveitarem oportunidades, muitas vezes por conta da distância. Alguns deles não possuem disponibilidade de mudança de cidade, em virtude de família, por exemplo.

Com o crescimento do home office, o que impede de alguém que more no Rio Grande do Sul ocupar uma vaga para uma empresa de São Paulo? Aliás, já há diversas vagas remotas no LinkedIn, que tal conferir?

Transformação digital

Outro impacto da pandemia é a transformação digital de muitos negócios. Quem vendia no corpo a corpo sentiu a necessidade de encontrar alternativas online de sustentação do negócio. Isso evidenciou a busca por canais digitais, conhecimento em estrutura digital, atualização e especialização, busca por conhecimento.

Um estudo recente a Universidade de Oxford apontou que 45% dos empregos poderão ser eliminados até 2030. Façam as contas, 2030 é logo ali. Novos cargos devem surgir para suprir a demanda do mercado, especialmente em áreas ligadas a tecnologia.

O reflexo disso é que, cada vez mais, empresas buscam profissionais capazes de atender a esses novos cenários. O que não significa, necessariamente, que elas devam trabalhar mais, mas sim obter mais conhecimento sendo mais eficientes com menos esforço.

Foto por - br.freepik.com

Como se preparar

Se o mercado de trabalho pós-pandemia estará modificado, como se preparar para aproveitar as oportunidades que surgirão? Como não ficar de fora? Existem alguns caminhos apontados por profissionais e estudiosos da área de carreira, confira:

  • buscar qualificação na sua área e áreas correlatas
  • desenvolver-se de forma intelectual e cognitiva
  • pôr em prática os conhecimentos adquiridos
  • ter habilidade e atitude de querer colocar em prática e realizar
  • especializar-se em áreas do conhecimento tendo visão estratégica do negócio
  • procurar cursos de especialização que ajudem no upgrade da carreira

Por que fazer uma pós-graduação

Uma das formas de melhor se preparar para o mercado de trabalho pós-pandemia para quem já possui faculdade é buscar um curso de pós-graduação, tornando-se um especialista em alguma área. Mas por quê?

Dentre os principais motivos para fazer uma pós-graduação estão:

  1. – Aproveitar as oportunidades que possam surgir, como vagas que têm como pré-requisitos uma especialização ou MBA.
  2. – Ganhar mais e melhorar a renda, incorporando ganhos mensais que poderão garantir uma vida mais confortável para você e sua família.
  3. – Criar uma rede de contatos profissionais (networking) mais forte e atualizada, propiciando estar por dentro de oportunidades de negócio.
  4. – Desenvolver-se profissional e pessoalmente, fazendo sua vida melhor, aumentando sua autoestima e autoconfiança.

Escolha uma Pós-Graduação do Grupo Uniftec

Confira algumas razões para optar por uma Especialização ou MBA das instituições do Grupo Uniftec.

Antes de tudo, é importante que você conheça quais são as nossas instituições e onde estão localizadas.

O Grupo Uniftec é composto pelas seguintes instituições:

  • Centro Universitário Uniftec, em Caxias do Sul
  • Ftec Faculdade, em Bento Gonçalves
  • Ftec Faculdade, em Novo Hamburgo
  • Ftec Faculdade, em Porto Alegre
  • IBGEN, em Porto Alegre

Diversos são os motivos que fazem das nossas instituições excelentes opções para cursos de Pós-Graduação. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Alto nível de qualidade

O Centro Universitário Uniftec é o melhor da categoria em Caxias do Sul, com conceito 4 – nível considerado muito bom - no IGC (Índice Geral de Cursos). A nota também coloca o Uniftec como segundo melhor do Rio Grande do Sul.

A Ftec é a melhor faculdade privada de Bento Gonçalves, também com conceito 4 – nível considerado muito bom - no IGC (Índice Geral de Cursos). A Ftec de Novo Hamburgo também é conceito 4 – nível considerado muito bom - no IGC (Índice Geral de Cursos).

Professores atuantes no mercado

Outro fator muito importante para optar por uma Pós-Graduação do Grupo Uniftec é a qualidade dos professores, que são atuantes no mercado, possuem experiência em suas áreas e sabem do que ensinam. A proposta pedagógica de todas as instituições do Grupo Uniftec leva em consideração isso, como um dos pilares para o sucesso dos alunos.

Conhecimento aplicado na prática

Os cursos de Pós-Graduação do Uniftec, da Ftec e da Ftec IBGEN buscam sempre levar ao aluno a maneira mais ágil de colocar o conhecimento em prática. Ou seja, a troca de informações entre professores e alunos deve ser voltada sempre para que os profissionais possam usufruir do que aprendem quase que instantaneamente.

Opções online e presencial

Os cursos de Pós-Graduação do Grupo Uniftec ocorrem nas modalidades presencial, semipresencial e online. Sendo assim, o aluno pode optar por aquela que mais lhe convém ou a que ele mais se adapta.

Experiência de 30 anos

Por fim, outro motivo para escolher uma Pós-Graduação (ou qualquer curso) do Grupo Uniftec é sua experiência de 30 anos no ramo da educação. São três décadas de propostas de ensino transformadoras das carreiras das pessoas, promovendo o desenvolvimento humano sustentável.

TENHO INTERESSE EM PÓS ONLINE

TENHO INTERESSE EM PÓS PRESENCIAL

Categorias: Pós-Graduação

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado