Ftec premia jovem pesquisador

  • 29/10/2018 às 15:11

Premiação marcou o encerramento da 33ª MOSTRATEC realizada entre os dias 22 e 26 de outubro em Novo Hamburgo

A unidade da Ftec de NH contemplou o estudante de Sapucaia do Sul, Guilherme Marion Dal Molin com o prêmio de Inovação tecnológica. Guilherme recebeu o prêmio durante a cerimônia de encerramento da 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC) realizada na FENAC em Novo Hamburgo. 

A Mostra apresentou projetos de pesquisa científica e tecnológica, desenvolvidos por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio nas mais diversas áreas do conhecimento humano. No total foram exibidos 755 projetos.

Durante a Mostra a instituição avaliou diversos projetos e através de uma banca, escolheu Guilherme para receber uma bolsa integral de estudos no curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas.

O estudante desenvolveu um projeto denominado 'sugador de graxa', o projeto consiste em um dispositivo que contém uma bomba de vácuo acoplada a um tonel de metal. Quando acionado o dispositivo cria um vácuo através de uma mangueira térmica que remove o excesso de graxa e as impurezas presentes no maquinário industrial. Hoje o processo de limpeza desses equipamentos é feito manualmente, necessitando de um operador realizando o trabalho em um ambiente insalubre. O êxito do funcionamento do dispositivo trará ganhos significativos para as empresas e operadores, agilizando o processo de limpeza, diminuindo os gastos e eliminando a situação insalubre.

A feira é realizada anualment

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado