A Black Friday, ou Sexta-feira Negra, já se consolidou no Brasil, onde a última sexta-feira do mês de novembro costuma ser aguardada por quem busca adquirir produtos e serviços com descontos significativos. Para não cair em armadilhas com preços pela “metade do dobro”, vale a pena conferir as dicas que a professora do Uniftec, Márcia Tolotti, que também é autora do livro “As Armadilhas do Consumo”:
A Black Friday, ou Sexta-feira Negra, já se consolidou no Brasil, onde a última sexta-feira do mês de novembro costuma ser aguardada por quem busca adquirir produtos e serviços com descontos significativos. Para não cair em armadilhas com preços pela “metade do dobro”, vale a pena conferir as dicas que a professora do Uniftec, Márcia Tolotti, que também é autora do livro “As Armadilhas do Consumo”:
Pesquisa, a boa e velha pesquisa sempre é um bom indicador. Procurar saber sobre os preços anteriores a promoção é um bom começo. Não deveríamos ter que nos preocupar com a veracidade da promoção, mas infelizmente sabemos que algumas instituições elevam os preços para depois “dar descontos”. Então, a pesquisa é a melhor maneira de garantir.
Quando o consumidor esperou os preços diminuírem para poder comprar e quando os bens ou serviços adquiridos realmente são necessários. “Aproveitar” o preço para comprar um supérfluo, sempre será caro, independente do valor, por que? Porque não há necessidade. Promoção é um recurso das instituições e que o consumidor pode aproveitar, desde que estivesse aguardando o momento certo para fazer um bom negócio.