TecBrasil Participações, holding do Grupo Uniftec, inaugura ecossistema de startups

Sempre em busca da vanguarda de mercado, o Grupo Uniftec acaba de lançar mais um braço do seu investimento em educação, tecnologia e inovação: a holding TecBrasil Participações surge para estimular a atividade de startups. A gestora inicia por meio do projeto Collider, um ecossistema para desenvolvimento de empresas jovens e promissoras. A iniciativa, que já está em funcionamento presencial no iLab, localizado ao lado do Centro Universitário Uniftec, contempla a incubação e aceleração de novas startups, conectando-as com o governo, investidores, empresas da Serra gaúcha e com o meio acadêmico.

Para desenvolver o projeto, o Grupo Uniftec trouxe Maurício Sucasas para o cargo de CEO. Engenheiro mecânico-aeronáutico de formação, Sucasas possui mais de 30 anos de experiência dentro da International Business Machines (IBM), onde foi responsável pela criação do programa de startups da multinacional, com atuação na América Latina, África, Oriente Médio, Leste Europeu, Ásia e Oceania. “O Grupo Uniftec vai ser o motor deste ecossistema de inovação. O crescimento deste ecossistema vai ser um grande diferencial para a instituição, seus alunos, comunidade acadêmica e o mercado”, destaca o CEO.

“Não tenho dúvidas sobre a relevância cada vez maior das Startups. Sou um entusiasta destas empresas tecnológicas de alto impacto.  A TecBrasil Participações tem todos os ingredientes para ser um ecossistema de classe mundial: empresas com espírito inovador sem paralelo, parcerias com as melhores tecnologias do planeta, apoio do governo local, capacidade intelectual virtualmente infinita e pitadas generosas de mentoria e investimento. Cabe a nós transformarmos estes ingredientes em um banquete”, enfatiza Sucasas.

O Collider, pertencente à holding TecBrasil Participações, traz ainda um espaço de co-working, junto ao iLab (Rua Osmar Meleti, 525, bairro Cinquentenário), e um fundo de investimento. O foco do projeto será a inovação baseada em tecnologias disruptivas, como inteligência artificial, machine learning, big data, BlockChain, IoT e realidade virtual/aumentada, dentre outros.

As atividades da TecBrasil já começaram, com duas startups sendo incubadas e outra sendo acelerada. “A TecBrasil Participações vai trazer esta inovação para o mercado caxiense, regional e nacional. Além disto, exporemos nossos jovens empreendedores às melhores tecnologias e ao ambiente empresarial ao mesmo tempo. Esperamos gerar inovação que seja relevante para a região, para o Brasil e internacionalizar esta inovação em breve”, almeja Maurício Sucasas.

Perfil – Maurício Sucasas

Nome completo: Mauricio Sucasas

Naturalidade: Goiânia (GO)

Idade: 54 anos

Formação acadêmica: Formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Conselheiro de Administração Formado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Formado em Gestão de Negócios na Universidade de Harvard.

Carreira: Maurício Sucasas ingressou na IBM em 1988 e trabalhou na multinacional por 30 anos. Assumiu várias posições de liderança para América Latina e unidades globais, durante mais de seis anos de designação nos Estados Unidos. Teve experiência de mais de cinco anos na China, de onde liderava a unidade de ecossistemas para todos os países emergentes. Na época, lançou o programa de Startups da Multinacional em inúmeros países da América Latina, África, Oriente Médio, Leste Europeu, Ásia e Oceania. Formatou e formou a aceleradora de negócios do Grupo Gouvêa de Souza, especializada em varejo. Hoje, além de assumir a liderança do TecBrasil Participações, Sucasas é investidor-anjo em startups e membro da Comissão de Startups do IBGC.

Maurício Sucasas, CEO da TecBrasil Participações
Categorias: Grupo Uniftec , Inovação , Startup

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado