Quinta Retrô: Bocuse, o Papa da gastronomia mundial

  • 14/04/2022 às 14:52

Algumas pessoas parecem ter seu destino definido antes mesmo de nascer, por mais que o caminho a ser trilhado possa parecer complexo, o final já podia ser visto. Esse é o caso de Paul Bocuse.

Em 11 de fevereiro de 1926, no leste da França – país tradicionalmente conhecido pela sua culinária – nascia Paul Bocuse, filho e neto de cozinheiros, trazia na genética o dote para a gastronomia. Habilidade que se manifestava logo aos oito anos, quando, orientado pelo pai, preparou seu primeiro prato, uma refeição com rins de vitela.

Com 15 anos Bocuse se tornou aprendiz de cozinheiro no restaurante de Claude Maret. Sua carreira gastronômica foi interrompida em 1944 quando se alistou para o exército e serviu as Forças Francesas Livres para combater contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito foi ferido por uma bala e tratado por norte-americanos, os quais lhe fizeram uma tatuagem de galo no braço esquerdo.

Com 20 anos, já condecorado com uma importante medalha militar francesa, Bocuse retornou a gastronomia. No ano de 1958, Bocuse conseguiu recuperar o L’Auberge du Pont, restaurante da família que, por motivos adversos, precisou ser vendido. O restaurante foi rebatizado com seu nome em 1965.

Principais feitos:

A Sopa VGE de Paul Bocuse:

Um de seus pratos mais conhecidos, feito ainda no restaurante de sua família, a Sopa VGE foi criada em homenagem ao presidente francês Valéry Giscard d’Éstaing.A sopa é feita com trufas, foie gras em caldo de galinha e coberta por uma massa folhada. O prato foi servido em um jantar onde Bocuse foi homenageado pelo presidente, tal feito foi fundamental para o reconhecimento do Chef que, a partir de então, passou a difundir a sua cozinha pelo mundo.

Instituto Paul Bocuse:

Criado em 1980, o

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado