Protótipos de carros elétricos são aprovados diante do público

  • 04/12/2017 às 18:20

Os alunos do curso Técnico em Mecânica, do Uniftec Centro Universitário cumpriram com o Desafio de fazer seus protótipos de veículos elétricos rodarem neste sábado, 02/12, no estacionamento dos Pavilhões da Festa da Uva.  O desafio permitiu aos alunos analisar na prática a eficiência energética de protótipos de veículos elétricos desenvolvidos por eles durante este semestre.

claudioOs alunos do curso Técnico em Mecânica, do Uniftec Centro Universitário cumpriram com o Desafio de fazer seus protótipos de veículos elétricos rodarem neste sábado, 02/12, no estacionamento dos Pavilhões da Festa da Uva.  O desafio permitiu aos alunos analisar na prática a eficiência energética de protótipos de veículos elétricos desenvolvidos por eles durante este semestre.

De acordo com o coordenador do curso, prof. Eduardo Tende, o desafio consistia em projetar, construir e testar um veículo elétrico tipo triciclo em uma maratona de eficiência energética, ou seja, veículos capazes de percorrer longas distâncias consumindo pouca quantidade de energia, em substituição aos combustíveis tradicionais, como gasolina, álcool e diesel.

Foram realizados testes de autonomia e segurança dos veículos, que foram pilotados pelos próprios alunos, com o objetivo de alcançar a maior quantidade de quilômetros com o menor consumo de energia. Após o desafio, o público, que contribuiu com doações de alimentos, que serão destinados aos idosos do Lar São Francisco de Assis, no Natal, também pôde testar os veículos e conferir seu funcionamento.

A velocidade média alcançada pelos protótipos foi de 20km/hora, sendo que a maior velocidade alcançada foi de 35km/hora. A carga das baterias gerou autonomia para percorrer 66km nos padrões da pista utilizada, sendo que o protótipo que teve maior alcance percorreu 110 voltas de 200 metros e os demais, respectivamente 80 e 50 voltas.

Na avaliação do

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado