Professor do Uniftec lança livro sobre a trajetória de Pelé em Caxias

  • 01/12/2017 às 16:41

O Uniftec Centro Universitário sedia na 3ª feira, dia 05/12, o lançamento com sessão de autógrafos dos autores do livro “Uma partida histórica: a trajetória do Rei Pelé em Caxias do Sul”, Tiago Pelizzaro e Gustavo Côrtes.

Capa do livroO Uniftec Centro Universitário sedia na 3ª feira, dia 05/12, o lançamento com sessão de autógrafos dos autores do livro “Uma partida histórica: a trajetória do Rei Pelé em Caxias do Sul”, Tiago Pelizzaro e Gustavo Côrtes.

Tiago PellizzaroTiago é formado em jornalismo, Mestre e Doutor em Letras e é professor no Uniftec desde 2011, nos cursos de graduação presencial e EAD, das disciplinas de Comunicação e Metodologia da Pesquisa. Já Gustavo Côrtes tem se destacado como pesquisador ao resgatar a história do futebol caxiense, com oito livros publicados até então.

O livro trata dos três momentos em que Pelé esteve em Caxias do Sul: A primeira vez, em 1957, quando tinha 16 anos e estava iniciando a trajetória como jogador de futebol; a 2ª visita em 1975, como garoto-propaganda de uma empresa fabricante de televisores, para prestigiar a Festa da Uva e a 3ª visita em 1995, quando Pelé exercia o cargo de Ministro Extraordinário dos Esportes.

Tiago conta que a unanimidade em relação a Pelé e o resgate da história do futebol caxiense o inspiraram a escrever sobre o tema: “É a ligação que se pode estabelecer entre Pelé e a cidade de Caxias do Sul. E é uma forma de homenagear os jogadores do Juventude e do antigo Flamengo que participaram daquele amistoso 60 anos atrás, sendo que cinco deles ainda estão vivos.

De acordo com Tiago, a publicação do livro levou pelo menos um ano de pesquisa sobre o que costumava ser publicado na época em relação ao esporte local, polític

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado