Porque Design Gráfico vai muito além de dominar um software

“A técnica ou o domínio de um software ilude seus usuários, sem tornar os seus resultados produtos do design” (Rudolfo Fuentes). Fazer design é planejar, organizar e controlar processos por meio de uma metodologia que busca a melhor solução para os complexos problemas de comunicação de hoje. Confira abaixo 5 questões que justificam porque vale a pena cursar Design Gráfico, esclarecidas pela coordenadora do curso na Ftec Faculdades de Bento Gonçalves, Fernanda Schulz:

cards-design-grafico“A técnica ou o domínio de um software ilude seus usuários, sem tornar os seus resultados produtos do design” (Rudolfo Fuentes). Fazer design é planejar, organizar e controlar processos por meio de uma metodologia que busca a melhor solução para os complexos problemas de comunicação de hoje. Confira abaixo 5 questões que justificam porque vale a pena cursar Design Gráfico, esclarecidas pela coordenadora do curso na Ftec Faculdades de Bento Gonçalves, Fernanda Schulz:

 


  1. O que faz um Designer Gráfico?


O Designer Gráfico é o profissional que atua diretamente no planejamento e execução de peças visuais, como programação visual de material impresso e virtual, pós produção de imagem, criação e editoração de infográficos, páginas e portais da internet e animações. O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico Ftec prepara os futuros profissionais tanto para as áreas criativas, quanto para as áreas de gestão em design gráfico, fornecendo assim conhecimentos que os diferenciam dos demais profissionais.

 


  1. Qual o perfil profissional que melhor se adapta às atividades?


O Designer gráfico deve ser criativo, sensível e versátil para poder desenvolver mídias visuais atrativas ao público-alvo de cada empresa ou negócio.  Um bom profissional gráfico deve estar atento às tendências do mundo da sartes, moda, tecnologia, entre outras. Além disso deve ser capaz de ser um bom gestor, gerenciando equipes de criação e desenvolvimento nos mais variados segmentos do design gráfico: criação de logo tipos, marcas, embalagens, sinalizações internas e externas, animações 3D para cinema e televisão, publicidades e mídias, diagramações para jornais, revistas e catálogos, etc.

 


  1. Qual o diferencial do currículo do curso na Ftec Faculdades Bento Gonçalves?


Aperfeiçoar as aptidões dos Designers Gráficos e atender as exigências do mercado de trabalho são questões fundamentais do currículo do Curso de Design Gráfico da Ftec Bento Gonçalves. Para isso, nossa grade curricular é composta por disciplinas que transitam entre os eixos estéticos, ao exemplo de estética do design, estudo da cor e história do design, assim como é composta por disciplinas do eixo de criação, ao exemplo de tipografia, projetos, fotografia, computação gráfica 3D, entre outras. Atentos as inovações do mercado, utilizamos softwares de última geração, compatíveis com o mercado de trabalho. Nosso Currículo vai muito além! Também possuímos disciplinas de gestão e empreendedorismo, pois incentivamos o lado empreendedor e autoral dos futuros designers gráficos.

 


  1. Por que o trabalho de um Designer Gráfico graduado será muito melhor que o do sobrinho do dono da empresa ou o do amigo do amigo?


O trabalho do profissional de design gráfico vai muito além de cartões de visita, outdoors e logo tipos. O Designer Gráfico é responsável por todas as imagens e linguagens visuais que despertam os desejos dos consumidores, ou seja, além de criar e projetar imagens e produtos gráficos o profissional graduado também adquire competência e responsabilidade para alavancar o mundo dos negócios através de criações visuais de impacto estratégico. Além destes fatores, o profissional graduado também adquiri conhecimentos éticos e sustentáveis, fundamentais para o desenvolvimento social e econômico mundial.

 


  1. Como está o Mercado de Trabalho?


O mercado do design gráfico é amplo e diversificado, oferecendo oportunidades profissionais em diversos segmentos. O Design Gráfico Ftec pode atuar dentro de agencias gráficas, de publicidade e marketing, assim como em departamentos de órgãos públicos e empresas que possuam setores de design. Além das opções citadas, o profissional designer gráfico também pode atuar em jornais, revistas, cinema, canais virtuais e com criação de produtos, ao exemplo de embalagens. Outra opção é a atuação junto ao mercado da moda, como editor de imagem e produtor de catálogos e mídias do universo fashion. Ainda podemos citar as oportunidades como pesquisador no setor gráfico, viajando para feiras e eventos internacionais do mundo do design.

 

O curso de Design Gráfico é disponibilizado nas unidades Uniftec, em Caxias do Sul e Ftec Faculdades de Porto Alegre e Bento Gonçalves. As inscrições para os cursos de graduação seguem abertas e as provas de vestibular podem ser agendadas através da página www.fazftec.com. Mais informações em 0800 606 0606.

Ana Paula Boelter
Jornalista |Mtb 14263


Assessoria de Comunicação
Grupo UniFtec
54 3027 1300 R:599


 

Compartilhe com alguém