Novo coordenador reforça enogastronomia no Uniftec

Oficinas e workshops que valorizam a harmonização de pratos serão ofertadas ao público externo.  

Oficinas e workshops que valorizam a harmonização de pratos serão ofertadas ao público externo. 


 

AndréO curso superior de Gastronomia e a Escola de Gastronomia do Uniftec passam a contar a partir deste semestre com um novo coordenador: André Gasperin, que é Tecnólogo em Viticultura e Enologia pelo IFRS Bento Gonçalves, Mestre em Biotecnologia e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Gasperin trabalhou desde a graduação na área de pesquisa e iniciação científica na EMBRAPA Uva e Vinho de Bento Gonçalves e durante o Mestrado em Biotecnologia atuou no LAREN (Laboratório de Referência Enológica) IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), em análises físico-químicas e fiscalização junto ao Ministério da Agricultura.

Atualmente integra a terceira geração da Vinícola Don Affonso, empresa vitivinícola familiar: “Hoje, além de ser enólogo da vinícola, também atuo na diretoria da ABE - Associação Brasileira de Enologia e na vice-presidência da REVINSUL - Rede de Vinícolas de Caxias do Sul, entidades onde realizo ações voltadas à valorização do profissional da uva, vinho e gastronomia, que me proporcionam experiências a nível mundial em concursos e degustações de vinhos, sucos e espumantes”.

Com o desafio de fortalecer e promover a enogastronomia junto aos acadêmicos e ao público externo, o novo coordenador do curso já está envolvido com o desenvolvimento dos cardápios que serão elaborados em Workshops, oficinas e cursos de extensão, que em breve serão lançados, sendo o primeiro deles, o Workshop de Risotos, já agendado para o dia 23 de setembro, das 8h30 às 12h30, com inscrições pelo email comercial-cx@ftec.com.br. Confira a seguir, breve entrevista com o novo coordenador da Escola de Gastronomia Uniftec e do curso de graduação do Centro Universitário, André Gasperin:

 

DSC_02621)      De que forma a Enologia está ligada à Gastronomia?

Hoje entendo que ambas já fazem parte uma da outra através da harmonização entre vinhos e alimentos e das possibilidades econômicas e comerciais que se abrem, além do apelo histórico que a região da serra gaúcha tem naturalmente onde o vinho e a comida fazem parte da cultura do povo.

2)      Qual a importância para um Cheff de Gastronomia saber harmonizar o prato com as bebidas mais adequadas?

Entendo que o Cheff de Gastronomia precisa aperfeiçoar e desenvolver suas habilidades gustativas e, a harmonização cada vez mais, abre o campo de trabalho e diferencia os bons profissionais, com habilidades únicas e que tem o poder de encantar e fidelizar através de conhecimentos específicos e técnicas que são desenvolvidas através da teoria e da prática aplicadas em conjunto.

 

DSC_02313)      Quais as possibilidades de atuação atualmente, para um profissional formado em Gastronomia, com conhecimentos em enogastronomia?

Acredito que se abrem inúmeras possibilidades, desde o trabalho em cozinha até a indicação de vinhos com pratos e combinações, atuação em eventos e harmonizações, criação de novos sabores utilizando derivados de uva e vinho como matéria prima, além de poder atuar em estabelecimentos comerciais na indicação de produtos ou matérias primas da cozinha .

4)      Quais as semelhanças e diferenças de atuação entre um Sommelier, Enólogo e Cheff de Gastronomia?

O enólogo atua no plantio da uva e na transformação desta em vinhos, sucos ou espumantes além de destilados e subprodutos. Já o sommelier atua na indicação de combinações entre pratos e vinhos, com possibilidades de harmonizações, onde o prato complementa o vinho e o vinho complementa o prato. E o Cheff de Gastronomia precisa conhecer os preparos, as matérias primas e pode moldar os aromas e sabores de acordo com as possibilidades de vinhos criadas pelo enólogo e harmonizadas pelo sommelier, por isso da importância do Cheff em conhecer um pouco de cada uma destas outras profissões, que estão diretamente ligadas e dependentes. Em resumo, se o enólogo faz um excelente vinho, precisa de um bom sommelier para indicar o vinho certo com o prato CERTO feito pelo Cheff de Gastronomia e este, para completar o trabalho com maestria, precisa conhecer as combinações e possibilidades, auxiliado pelo Sommelier e pelo vinho criado pelo Enólogo.

 

DSC_02825)      Por que cursar uma graduação valoriza o profissional da área?

Porque é uma das profissões mais antigas e mais fascinantes do mundo, onde as possibilidades são infinitas desde o preparo, a venda, até a satisfação dos clientes, podendo atuar em diversas áreas, além de ser uma profissão em que a participação do amor e dedicação são fundamentais e quando estes ingredientes estão juntos, o resultado, seja financeiro seja pessoal e profissional, é garantido...

 

 

 

 

 

Ana Paula Boelter
Jornalista |Mtb 14263
Assessoria de Comunicação
Grupo UniFtec
54 3027 1300 R:599
Vestibular Agendado www.fazftec.com

Compartilhe com alguém