Hoje, 5 de novembro, ocorreu a oficialização do projeto Programando o Futuro, parceria entre Grupo Uniftec, Grupo Randon e Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Estado. O evento aconteceu na sede das Empresas Randon e marcou o início de mais uma iniciativa social do Instituto Elisabetha Randon.
O Programando o Futuro é um projeto social que oferece aulas de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é estimular a criatividade entre crianças e adolescentes dentro desse cenário, de Caxias do Sul, desenvolvendo atividades que proporcionem a fluência no uso das novas tecnologias. O intuito é oferecer o caminho da tecnologia como uma opção de futuro.
O projeto Programando o Futuro é parte do Programa Florescer, uma das iniciativas de cunho social do Instituto Elisabetha Randon, há mais de 15 anos estabelecido como uma referência nacional. O plano tem duração de 12 meses, dividido em quatro fases e é destinado para crianças de 11 a 14 anos – a primeira turma já conta com 40 jovens inscritos.
O Grupo Uniftec é responsável por toda a organização educacional do Programando o Futuro, oferecendo corpo docente e estrutura de ensino para dar vida ao projeto. A metodologia da iniciativa, também desenvolvida pela instituição, é composta por três vertentes: conhecimentos sobre programação, empreendedorismo e storytelling.
A assessora pedagógica do Centro Universitário Uniftec, Profa. Dra. Alexandra Ce