Ensino Superior voltado ao empreendedorismo acessível

Curso de graduação em Estética e Cosmética, Gastronomia e Design de Moda estão entre as opções que valorizam a prática profissional em mercados promissores.

Curso de graduação em Estética e Cosmética, Gastronomia e Design de Moda estão entre as opções que valorizam a prática profissional em mercados promissores.

 

Apesar de se aprcardi-estéticoesentar a passos lentos, o cenário é de retomada econômica e favorável para quem investir em 2017, seja na carreira, na expansão da empresa ou na qualificação profissional, é a análise feita pela Mestre em Economia e coordenadora dos cursos de Gestão Comercial e Gestão Financeira do Centro Universitário Uniftec, de Caxias do Sul, Cintia Bender. A economista avalia que com o aumento nos investimentos, também aumenta a demanda na economia, no nível de emprego, renda e consumo: “Existem projeções de melhora para 2017 em relação a 2016 e, para 2018, as perspectivas são bem mais positivas, por isso quem investir ainda neste ano deverá colher os frutos mais adiante”, avalia.

Diante desta previsão, o Grupo Uniftec aposta no “Empreendedorismo Acessível”, definição atribuída pelo Reitor Claudio Meneguzzi Jr. à proposta dos cursos da instituição, que são voltados à prática do fazer, em sintonia com o atual momento econômico do país: “Precisamos formar empreendedores geradores de renda e emprego, alinhando conhecimento e prática, com estratégias viáveis para implementarem suas ideias e investirem de forma consciente”.

 

card-design-modaGerir seu próprio negócio já faz parte da rotina da estudante do curso de Design de Moda, Caroline Testolin, que cursa o 4º semestre no Uniftec: “Inicialmente sonhava em ter meu próprio atelier com roupas sob medida, mas ao longo do curso minha visão ampliou e com apoio e orientação que tive na instituição, hoje trabalho com uma marca própria de produção, a Donília. Além das orientações, a experiência adquirida com projetos junto à comunidade, também contribuiu de forma positiva”, explica.

 

Os cursos de graduação em Estética e Cosmética e de Gastronomia também se destacam entre as opções voltadas ao empreendedorismo acessível, sendo que todos os cursos contam com disciplina obrigatória de Empreendedorismo e seguem a proposta de possibilitar ao aluno uma visão crítica e empreendedora, tornando-o um profissional capaz de gerir seu próprio negócio. De acordo com a coordenadora do curso, a esteticista Litz Tomaschewski, não só na grade curricular, mas em todas as atividades, estão presentes modelos pedagógicos, administrativos e vivenciais diferenciados e pioneiros: “O objetivo é despertar inovação e criatividade, otimizando uma atuação profissional diferenciada, em um mercado cada vez mais competitivo e que também foi um dos últimos atingidos pela crise econômica e com  profissões em alta no mercado”, argumenta.

 

E é justamente essa proposta que atraiu a recém-matriculada no curso, Luciane Brunetta, que trabalha há 4 anos como profissional autônoma na área estética, voltada para cuidados com a pele facial, corporal e capilar e que, a partir do curso, busca crescimento profissional: “Minha expectativa é de que com mais conhecimento e formação superior, esteja mais estruturada para conquistar meu próprio negócio, em condições de competir com quem já está no mercado, e até mesmo contratar outros  profissionais”.

 

As aulas terão início em 06.03.17 e as inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas pela página www.fazftec.com. O Centro Universitário Uniftec fica na Rua Gustavo Ramos sehbe, 107, b. Cinquentenário, Caxias do Sul e é sede do Grupo Uniftec, que também conta com unidades em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo e um núcleo EAD em Melo, no Uruguai.

 

 

Ana Paula Boelter
Jornalista |Mtb 14263


Assessoria de Comunicação
Centro Universitário UniFtec
Ftec Faculdades
54 3027 1300 R:599

Compartilhe com alguém