Engenharia Química do Uniftec realiza projeto em escolas

  • 11/04/2017 às 17:58

Em mais uma ação que aproxima o Grupo Uniftec da comunidade onde está inserido, a coordenação do curso de Engenharia Química do Centro Universitário Uniftec, de Caxias do Sul, desenvolve o projeto Ciência da Natureza: conhecer para gostar e aprender. O projeto é realizado junto aos estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Luciano Corsetti e do Ensino Médio das Escolas Estaduais José Generosi e Alexandre Zattera. As atividades são realizadas nas sextas-feiras das 14h às 17h, com coordenação dos professores Carla Ritter e Gabriel Muzzato, que acompanharão os alunos durante todo o projeto.

Em mais uma ação que aproxima o Grupo Uniftec da comunidade onde está inserido, a coordenação do curso de Engenharia Química do Centro Universitário Uniftec, de Caxias do Sul, desenvolve o projeto Ciência da Natureza: conhecer para gostar e aprender. O projeto é realizado junto aos estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Luciano Corsetti e do Ensino Médio das Escolas Estaduais José Generosi e Alexandre Zattera. As atividades são realizadas nas sextas-feiras das 14h às 17h, com coordenação dos professores Carla Ritter e Gabriel Muzzato, que acompanharão os alunos durante todo o projeto.

 

No dia 24 de março, 46 estudantes iniciaram o projeto que se estenderá até novembro e no dia 31 de março, outros 45 passaram a integrar a ação. O projeto propõe a participação em oficinas e o desenvolvimento de um produto e ou melhoria de um processo, através da investigação científica. As oficinas são realizadas em sala de aula, no pátio e principalmente nos laboratórios de Química e Física. Os alunos deverão resolver problemáticas através de metodologias de aprendizagem que visam balizar a construção do conhecimento. A partir dos problemas, várias possibilidades são criadas pelos estudantes, pois terão a sua disposição o material do laboratório (previamente preparado para todas as possibilidades de resolução). Também há oficinas de robótica, jogos digitais, design, palestra com os coordenadores das engenharias e visita técnica a uma empresa.

 

Ao final do projeto cada grupo de estudantes deverá construir, propor e apresentar um produto ou a sua melhoria para ser lançado na comunidade como proposta de comercialização e/ou divulgação em Mostras Científicas da região. “O projeto surgiu da observação de mais de 20 anos de sala de aula. Os estudantes apresentam resistência na área da Ciência da Natureza em função da inadequação curricular e somatórios de pré-conceitos. É mais fácil aprender e gostar de algo que se conhece, que se  experimenta e que se vivencia. A comunidade acadêmic

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado