Uniftec estará presente no CBIE 2018

Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) será realizado em Fortaleza/CE entre os dias 29 de outubro a 01 de novembro.

O CBIE é o maior congresso na área de informática na educação do Brasil. Neste ano o tema do evento é Educação e Empreendedorismo e a expectativa é reunir em torno de 600 participantes interessados em discutir, compartilhar e divulgar suas atividades e experiências no âmbito das tecnologias na educação.

O Uniftec participará do Congresso com dois artigos inscritos no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), uma das ramificações do Congresso. O Prof. Me. Coordenador dos cursos de Pós-Graduação Márcio Marins apresentará o artigo Animabox: Proposta de um Objeto de Aprendizagem Orientado ao Ensino de Fundamentos de Estratégias Empresariais na Educação Superior na categoria artigos resumidos, destinada a trabalhos em andamento. Já a Profª. Ma. Coordenadora dos cursos de Análise e Desenvolvimentos de Sistemas e Engenharia de Computação, Neiva Larisane Kuyven e os alunos dos cursos de engenharia de computação, Carlos André Antunes e Vinícius João de Barros apresentarão o artigo sobre Mapeamento de Problemas Trigonométricos usando Deep Learning na categoria principal do evento, onde são apresentados trabalhos consolidados.

Prof. Márcio Marins apresentará artigo na categoria artigos resumidos

O artigo que será apresentado pela Profª Neiva e os alunos teve também a participação de outros professores  como a Profª. Me. Alexandra Cemin, Prof. Dr. João Luis Tavares da Silva do Uniftec e a Prof. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O trabalho que concorre na categoria principal apresenta uma abordagem baseada na aprendizagem profunda para mapear automaticamente problemas trigonométricos em modelos de equações e resolve-los com o auxílio de um tutor inteligente. Já foram conduzidos experimentos utilizando um Chatbot para a interação com os alunos. O artigo concorre também na categoria de melhor artigo da trilha 4 de inteligência artificial. 

"A participação neste evento é muito importante porque permite discutir práticas, trocar experiências, promover discussões e propor novas soluções associadas à tecnologia da informação e comunicação, e assim buscar cada vez mais melhorias na educação, na qualidade de ensino aplicadas em salas de aula presenciais e também virtuais, novas soluções para o ensino presencial e à distância." afirma Kuyven.

O SBIE prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções das tecnologias digitais da Informação e da comunicação, para promoção da aprendizagem.

A programação do congresso contará com palestras de renomados pesquisadores, minicursos, mostra de softwares e objetos de aprendizagem, bem como apresentações orais e pôsteres.

A realização desse evento constitui uma oportunidade ímpar para pesquisadores, professores, profissionais e estudantes interessados em pesquisas e experiências atuais acerca da Informática na Educação. Para mais informações sobre o evento acesse http://cbie2018.virtual.ufc.br/.

Assessoria de Comunicação - Grupo Uniftec

Compartilhe com alguém