QUINTA RETRÔ: Alan Turing, entre o Enigma e a maçã

  • 20/08/2020 às 14:08

Quinta Retrô: toda quinta-feira, uma curiosidade histórica diferente!

No dia 23 de junho de 1912, nascia o matemático inglês Alan Turing, um dos homens que revolucionou o mundo moderno. Na verdade, se não fosse por ele, talvez o mundo nem existisse mais. 😱 Calma, logo você vai entender. 🤨

Considerado uma criança prodígio, o pequeno Alan ostentava uma biblioteca com uma infinidade de livros científicos. No entanto, foi quando iniciou seus estudos da matemática que iniciou o trajeto que o transformaria no pai da computação moderna.

Ele é o criador da "Máquina de Turing", um aparelho teórico que seria capaz de solucionar problemas com base na associação de resultados, algo impossível para a época. Décadas depois, seus estudos foram utilizados para desenvolver os algoritmos, tão presentes no nosso dia-a-dia online. Até mesmo a inteligência artificial foi prevista pelo matemático, por meio do Teste de Turing. 🤖

Em 1940, por seu conhecimento, Turing recebeu uma missão do exército britânico: integrar uma equipe secreta do Governo, durante a Segunda Guerra Mundial, para decifrar códigos secretos alemãos que foram interceptados. O Eixo utilizava a máquina Enigma, capaz de criptografar mensagens que só seriam legíveis para quem possuísse a chave do código.

Turing e sua equipe contra-atacaram com um aparelho chamado "A Bomba", que utilizava técnicas avançadas de programação para fazer a descriptografia. As mensagens alemãs foram reveladas e, graças a Turing, os Aliados conseguiram se preparar para o grande momento da Segunda Guerra: o desembarque do exército alemão na Normandia, o chamado Dia D. Com o planejamento prévio, os Aliados venceram o combate e viraram a guerra contra o nazismo. 😎

Mesmo com sua enorme contribuição histórica e científica, Alan Turing sofreu por ir contra o padrão daquela sociedade. Abertamente homossexual, foi preso logo após a Segunda Guerra Mundial por isso, considerado um crime na época 🏳‍🌈 Foi obrigado a passar por um tratamento hormonal, um tipo de castração química, que provocou sérios danos psicológicos. Em 7 de junho de 1954, cometeu suicídio ao ingerir uma maçã envenenada com cianeto - a maçã mordida, inclusive, se tornou o logo de uma empresa que eu tenho certeza que você conhece.

A história de Alan Turing só foi revelada ao público 70 anos após a sua morte. Ela é coberta de grandes feitos, mas que, infelizmente, teve um final trágico. 😕 Em 2013, sua condenação por homossexualidade foi perdoada pelo Governo Britânico, mas a injustiça cometida contra ele a História nunca vai conseguir apagar. O mínimo que podemos fazer é respeitar o legado de Alan Turing, o pai da computação moderna.

E fica a dica do Uniftec para quem quiser saber mais sobre a vida de Alan Turing: o filme Jogo da Imitação 😉

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história de Alan Turing? Então que tal viver o conhecimento tecnológico no seu dia-a-dia? O Grupo Uniftec oferece diversos cursos da área de programação, redes e sistema em seu portfólio. Clique abaixo e inscreva-se!

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado