Tá na dúvida entre Presencial, EAD ou Semipresencial? Conheça os pros e contras de cada modalidade!

  • 06/05/2021 às 11:34

A ideia de que faculdade é algo de difícil acesso, caro e apenas presencial mudou radicalmente nos últimos anos. Hoje em dia, a faculdade é que se molda à necessidade do aluno, e não o contrário. Você pode optar pelo modelo tradicional (Presencial), pelo híbrido (semipresencial) ou pelo ensino totalmente remoto (EAD).

Tá na dúvida de qual se encaixa melhor no seu dia a dia? A gente preparou um guia com as vantagens e desvantagens de cada modalidade. Se liga!


PRESENCIAL


✅ Pros:

Vivência do ambiente acadêmico: Faculdade não se resume apenas a se formar. Existe o fator de interação e network entre alunos e com os professores. Apenas no presencial você convive diariamente com pessoas diferentes, acumulando alta bagagem cultural e profissional.

Atividades práticas: Até mesmo cursos mais teóricos, como Engenharia e Direito, possuem atividades práticas, onde o aluno testa os conhecimentos adquiridos dos livros. São nesses exercícios que você aprende se o que estudou está certo ou errado. Pela presencialidade, é nessa modalidade que essas atividades são mais recorrentes e cumprem sua função plena na formação do profissional.

❌ Contras:

Deslocamento: Estudar presencial exige, obviamente, ir até a faculdade (em tempos sem distanciamento social, é claro). Esse deslocamento pode ser um empecilho para quem possui a rotina mais agitada ou não tem um meio de transporte próprio. Além, é claro, do custo diário de passagem ou combustível para fazer esse trajeto.

Tempo: A faculdade presencial consome mais tempo do aluno. O problema é que nem sempre esse tempo é útil: existe o tempo do deslocamento, da espera entre as disciplinas, das distrações na sala de aula... Para quem consegue se concentrar melhor sozinho, talvez a faculdade presencial mais atrapalhe do que ajude.

Financeiro: Pelo custo de manutenção da estrutura, um curso presencial é invariavelmente mais caro do que em outra modalidade. Esse valor é repassado para o aluno, gerando mensalidades mais “salgadas”. Se o fator financeiro é relevante para você, melhor cogitar modalidades mais em conta.

EAD

✅ Pros:

Comodidade: O Ensino a Distância é mais “próprio” do aluno. É você quem decide quando, onde e como vai estudar, podendo adequar essa exigência à sua rotina. Não existe uma cobrança de horários, não existe preocupação com faltas. O aluno EAD tem total liberdade sobre a sua vida acadêmica.

Financeiro: Como a instituição tem apenas o custo com metodologia, corpo docente e manutenção das ferramentas virtuais, o investimento em um curso EAD é mais baixo. Até por isso existem inúmeras faculdades dessa modalidade espalhadas por aí - tome cuidado para escolher uma de qualidade!

Por esse fator, o valor das mensalidades é mais baixo. Quem tem uma situação financeira que exige mais cautela, o EAD é uma ótima forma de investir na educação pagando menos.

❌ Contras:

Poucos momentos presenciais: O EAD é totalmente online. As aulas são gravadas e disponibilizadas via Portal do Aluno, para que o estudante possa assistir onde e quando quiser. Dessa forma, os momentos presenciais são muito raros, com cada aluno tocando sua vida acadêmica individualmente. Muito provavelmente, você só vai encontrar seus “colegas de turma” e professores no dia da formatura ou durante uma prova – por exigência do MEC, as avaliações finais de cada semestre ocorrem em unidades ou polos da faculdade.

Distrações: Ter liberdade é bom, mas pode atrapalhar: quem tem um ambiente doméstico mais agitado, barulhento ou cheio de tarefas pode ter muita dificuldade para estudar em casa. É importante levar isso em conta, afinal você está investindo na sua carreira - e ela depende totalmente do conhecimento que você vai acumular durante a formação.

SEMIPRESENCIAL

✅ Pros:

O melhor dos dois mundos: A modalidade híbrida, como também é chamado o semipresencial, reúne o que há de positivo no Presencial e no EAD. Aqui, você encontra a comodidade dos cursos online, podendo organizar melhor a sua agenda; e possui atividades práticas durante o semestre, evitando que você perca a vivência da sua profissão e a interação com os colegas e professores

❌ Contras:

Exige organização: A vida acadêmica de quem cursa o semipresencial tende a ser “diversa”. Às vezes, a sua aula vai ser remota por meio do Portal do Aluno; às vezes, será um exercício em sala de aula. Quem tem dificuldade para organizar a rotina, pode ter problemas com essa modalidade.

E aí, já se decidiu? Se ainda tá na dúvida, não tem problemas. Use as redes sociais do Grupo Uniftec (@grupouniftec) para tirar suas dúvidas restantes sobre as modalidades. Vai ser um prazer te ajudar a trilhar o seu futuro!

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado