Quinta Retrô: Radia Perlman, a mãe da internet

  • 28/10/2021 às 14:21

A edição especial do Se Joga #NoDesafio traz um ícone da tribo dos inovadores, responsável por criar protocolos utilizados até os dias de hoje, enfrentando todas as adversidades do ambiente de trabalho, Radia Perlman é considerada a Mãe da Internet e, hoje, é a personalidade do Quinta Retrô!

Em 18 de dezembro de 1951, nos Estados Unidos, mais especificamente em Portsmouth, na Virgínia, nascia Radia Joy Perlman. Seus pais trabalhavam como engenheiros para o governo, sua mãe era matemática de formação e trabalhava como programadora de computadores.

Uma ótima aluna, na escola, Radia considerava matérias como matemática e ciência fáceis e fascinantes. Alguns de seus hobbies da infância eram a música, através do piano e trompa, e também da literatura, da qual compartilhava com sua mãe.

Apesar de sua grande aptidão com os números, a jovem não considerava uma carreira relacionada com a computação. Ela dizia não se imaginar desmontando qualquer coisa, pois pensava que poderia quebrar ou ser eletrocutada. Essa situação mudou quando, no ensino médio, Perlman fez uma aula de programação.

Fazendo sua graduação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), recebeu sua primeira oportunidade de trabalho remunerado na própria instituição no ano de 1971. Radia atuava como programadora em tempo parcial para a LOGO Lab, programando software de sistemas de depuradores.

Graduada em matemática, ela se envolveu na criação de protocolos de rede. Radia obteve bacharelado e mestrado em matemática e um doutorado em Ciência da Computação em 1988. Sua tese de doutorado abordou o roteamento na presença de falhas de rede maliciosas.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado