Quinta Retrô: Walter Gropius e a revolução do design

  • 02/12/2021 às 16:20

Em Berlim, no ano de 1883, na Alemanha nascia Walter Gropius. Filho de um arquiteto, Walter possuía um grande amor pela área, então naturalmente seguiu os passos dos pais e estou arquitetura em Munique e em Berlim entre 1903 a 1907.

Na época trabalhou para um escritório de arquitetura e também prestou serviço militar. Construiu seus primeiros edifícios e casas ainda antes de concluir seus estudos. Viajou para outros países da Europa para aprimorar seus conhecimentos e, em 1907 ingressa no escritório de  Peter Behrens.

Algum tempo depois, Walter deixou o escritório para vivenciar uma fase aonde se descobre, se desenvolvendo e se dedicando para suas ideias artísticas.

Em 1911 junta-se a Liga Alemã de trabalho onde defende técnicas de construção, como montagem no local e pré-fabricação de peças. Walter torna-se um intelecto no ramo das artes devido ao seu desapego com a ostentação e ao dogmatismo das artes.

Bauhaus

Em 1919 a Escola de Bauhaus foi fundada e tornou-se a primeira escola de design do mundo. Sua inauguração ocorreu logo após o fim da, um momento muito delicado, a Bauhaus tinha uma visão voltada para a estética, os valores sociais e políticos. Também possuía como base a reintegração das artes e do artesanato.

A escola ganhou bastante destaque ao revolucionar com uma metodologia que focava no uso humanista da tecnologia. Eram aceitas as mais diversas manifestações artísticas como pinturas, danças e esculturas. A escola promovia projetos que combinavam funcionalidade e graça, logo teve como guia o conceito de que a forma deveria seguir a função.

Com a praticidade no ensino a Bauhaus implementou um modelo onde os designers e os arquitetos deveriam passar por um treinamento prático para se familiarizarem com os materiais e os processos.

A escola, além de utilizar a beleza em prol da funcionalidade, propôs o uso de materiais inovadores como vidros, arame, madeira e aço. A Bauhaus possuía um DNA experimental, permitindo que seus alunos experimentassem trabalhos bi e tridimensionais. A escola Bauhaus valorizou o aspecto psicológico causado pela combinação de formas, cores e texturas.

Confira as principais características da Bauhaus:

  • Uso de materiais modernos;
  • Presença das cores primárias;
  • Funcionalidade da arte;
  • Destaque das superfícies lisas;
  • Prevalência de formas geométricas;
  • Existência de contornos regulares;
  • Influência do construtivismo.

A proposta inovadora da Bauhaus teve grande destaque entre as décadas de 1920 e 1930, porém em 1934 foi fechada pelo partido alemão. Com isso Walter Gropius se exilou nos Estados Unidos onde se tornou professor de arquitetura em Harvard.

Em 1938 é eleito o prefeito do departamento da universidade, cargo que ocupa até o ano de 1952. Walter implementou a filosofia do design da Bauhaus no currículo de Harvard, porém não conseguiu implementar a oficina. Sua jornada no design moderno foi totalmente abraçada pelos alunos.

Assim Walter viveu o resto de sua vida nos Estados Unidos até 1969, ano de seu falecimento.

Obras de Walter Gropius

Fábrica Fagus, Alemanha (1911)

Bauhaus – Dessau, Sede Da Staatliche Bauhaus, Na Alemanha (1925)

Gropiusstadt, Berlim (1960)

Até os dias de hoje a escola fundada por Walter é um ícone no design, se você possui interesse pelas artes o curso de Design pode ser o que você procura. Entre em contato e converse com um especialista para te informar tudo sobre o curso de Design.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado