Quinta Retrô: Walter Gropius e a revolução do design

  • 02/12/2021 às 13:20

Em Berlim, no ano de 1883, na Alemanha nascia Walter Gropius. Filho de um arquiteto, Walter possuía um grande amor pela área, então naturalmente seguiu os passos dos pais e estou arquitetura em Munique e em Berlim entre 1903 a 1907.

Na época trabalhou para um escritório de arquitetura e também prestou serviço militar. Construiu seus primeiros edifícios e casas ainda antes de concluir seus estudos. Viajou para outros países da Europa para aprimorar seus conhecimentos e, em 1907 ingressa no escritório de  Peter Behrens.

Algum tempo depois, Walter deixou o escritório para vivenciar uma fase aonde se descobre, se desenvolvendo e se dedicando para suas ideias artísticas.

Em 1911 junta-se a Liga Alemã de trabalho onde defende técnicas de construção, como montagem no local e pré-fabricação de peças. Walter torna-se um intelecto no ramo das artes devido ao seu desapego com a ostentação e ao dogmatismo das artes.

Bauhaus

Em 1919 a Escola de Bauhaus foi fundada e tornou-se a primeira escola de design do mundo. Sua inauguração ocorreu logo após o fim da, um momento muito delicado, a Bauhaus tinha uma visão voltada para a estética, os valores sociais e políticos. Também possuía como base a reintegração das artes e do artesanato.

A escola ganhou bastante destaque ao revolucionar com uma metodologia que focava no uso humanista da tecnologia. Eram aceitas as mais diversas manifestações artísticas como pinturas, danças e esculturas. A escola promovia projetos que combinavam funcionalidade e gra

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado