Quinta Retrô: Véu e dupla consciência

  • 03/02/2022 às 12:13

Nesse mês completam 154 anos do nascimento de um sociólogo, escritor e ativista que lutou pelos direitos do povo negro e trata sobre a reorganização da sociedade após a escravidão. Conheça a história de W. E. B. Du Bois.

Nascido nos Estados Unidos, em 23 de fevereiro de 1868, Du Bois teve condições de estudar graças ao apoio de sua mãe e ao financiamento com as doações da comunidade. Ele concluiu sua graduação aos 20 anos na Universidade de Fisk. Du Bois continuou a estudar conquistando seu segundo diploma, desta vez em Harvard e posteriormente um Ph.D. também em Harvard.

Du Bois fez diversos estudos sociológicos, o primeiro com maior destaque foi “O negro na Filadélfia”, onde retratou as dificuldades da população negra com a exclusão e com as consequências da escravidão. “O escravo se tornou livre; ficou um breve momento ao sol; então retornou a escravidão” assim descreve o pós-abolição Du Bois, apontando para a falta de apoio aos negros com o final da escravidão.

Sua maior obra, “As Almas do Povo Negro” livro que mistura biografia, história e manifesto antirracista. O clássico trata de como é ser negro no século 20, esse serviu de inspiração para o surgimento de novos líderes na luta antirracista. Nomes como Martin Luther King Jr., Angela Davis, Toni Morrison e James Baldwin – a quem interesse, o livro recebeu uma edição brasileira em 2021.

Du Bois foi um dos fundadores da Associação Nacional para o Desenvolvimento das Pessoas Negras (NAACP), umas das primeiras organizações americanas voltadas em prol dos direitos civis dos negros. Ele também liderou o congresso Pan-Africano no século 20.

Talvez você ainda esteja t

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado