Quinta Retrô: Maria Montessori - Uma educação para a vida

  • 13/01/2022 às 14:39

A capacidade de ensinar a si mesmo, isso foi o que motivou Maria Montessori. Italiana, nascida em 1870 contrariou seu pai, que desejava que ela seguisse carreira como professora, para estudar a medicina na Roma.

Durante a universidade sua principal dificuldade foi fazer as dissecações sozinhas, pois não podia fazê-la junto dos homens. Apesar das dificuldades, Maria se formou aos 26 anos e se tornou uma das primeiras mulheres a se formar em medicina. Também foi uma das pioneiras a conseguir uma vaga de emprego na área.

O emprego como assistente da clínica psiquiátrica da faculdade a permitiu aprofundar seus estudos com crianças portadoras de distúrbios de comportamento e de aprendizagem. Então começou – a partir da obra de Édouard Séguin – começou a criar materiais que viriam a fazer parte de seu método.

Em 1928, no Congresso Médico Nacional, defendeu a tese de que crianças não se desenvolviam devido à falta de estímulo. Maria acreditava que as crianças deveriam se divertir enquanto aprendem. Buscando compreender melhor, formou-se em Pedagogia e, a partir de então, dedicou-se totalmente a educação, lecionando assim como era o sonho de seu pai.

Em 1907, aplicou pela primeira vez o Método Montessori, como objetivo de desenvolver as crianças desde cedo. Porém seu grande diferencial foi trabalhar e respeitar a individualidade de cada um, proporcionando a chamada liberdade com responsabilidade. Posteriormente diversas escolas Motessorianas surgiram.

Maria passou a viajar o mundo e ministrar sobre o método, viajou por diversos países, desde os Estados Unidos até a Espanha. Quando voltou ao seu país foi nomeada Inspetora do governo nas Escolas da Itália. Contudo a política da época fechou muitas de suas escolas e então M

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado