QUINTA RETRÔ: Santos Dumont, mais pesado que o ar

  • 23/09/2021 às 14:19

Percorrer o mundo pelos ares, dentro de um avião, é algo comum atualmente, mas se isso é possível atualmente é por causa de um brasileiro. Em meados de 1900 voar ou planar no ar de forma guiada parecia algo surreal e contra as probabilidades, Alberto Santos Dumont mostrou ao mundo sua genialidade se tornando o primeiro homem a navegar no ar. Por isso no Quinta Retrô de hoje, iremos te contar a trajetória do inventor do avião!

Nascido em Minas Gerais, mais especificamente na Fazenda Cabangu, na cidade de João Gomes, em 20 de julho de 1873 Alberto Santos Dumont viria a batizar a cidade onde nasceu. Filho de Henrique Dumont, engenheiro e plantador de café em São Paulo, e de Francisca Santos Dumont. Dentre os irmãos, era o mais novo entre os homens, tendo, no total, sete irmãos.

Dumont aprendeu a ler com a sua irmã Virgínia e frequentou o Colégio Culto à Ciência, o Instituto dos Irmãos Kopke e o Colégio Morethzon. Os livros de Julio Verne fizeram parte de sua vida e impulsionaram ainda mais um sonho que Dumont tinha em si, criar um aparelho que permitisse o homem voar para onde desejar.

No ano de 1891 visitou a França com a sua família e foi quando ficou fascinado pelo motor a gasolina, sensação das exposições na época. Um ano mais tarde seu pai adoeceu e adiantou a herança para seus filhos, Dumont então mudou-se para a França.

Em Paris teve a oportunidade de construir seus próprios balões, na capital francesa também conheceu alguns baloeiros, como Albert Chapin, que viria a se tornar o mecânico de suas invenções. Lá, Dumont aprofundou seus estudos, principalmente em mecânica e no motor de combustão.

O primeiro voo

Ainda na capital francesa, no ano de 1898, Dumont construiu seu

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado