Quinta Retrô: Rui Barbosa, o Águia de Haia

  • 11/11/2021 às 15:20

05 de novembro de 1984 foi a data em que nasceu um dos maiores juristas do Brasil, Rui Barbosa. Filho de João José Barbosa de Oliveira, médico, deputado provincial e diretor da Instrução Pública da Bahia, e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira.

Nos primeiros dias na escola, aos cinco anos, Rui já sabia ler e conjugar verbos. Em casa tinha aulas de oratória e de piano, aos 10 anos já recitava Camões. Em 1861, ingressou no Ginásio Baiano e em 1864 terminou o curso em primeiro lugar, recebendo medalha de ouro e pronunciando seu primeiro discurso em público.

Com apenas 15 anos, preparava-se para estudar direito, no ano de 1864 estudando alemão, lendo juristas e obras médicas de seu pai. Dois anos mais tarde, matriculou-se na Faculdade de Direito na cidade de Recife. Participou da Associação Acadêmica Abolicionista, entrou em conflito com um professor e foi obrigado a terminar o curso em São Paulo. Em 1870 graduou-se e voltou para a Bahia.

Rui foi trabalhar no Diário da Bahia, por onde viajou para a Europa por seis meses. Ao voltar, torna-se diretor do Diário da Bahia e, posteriormente é nomeado para o cargo de Secretário da Santa Casa de Misericórdia.

Membro do Partido Liberal, Rui Barbosa participou de comícios nos teatros e praças, defendendo eleições diretas, liberdade religiosa e regime federativo. Em 1877, com o partido em alta, ingressou na Câmara Baiana e no ano seguinte no Parlamento do Império. O controle dos votos feito pelos fazendeiros escravagistas e uma campanha contra os abolicionistas não reelegeu Rui Barbosa.

Com a carreira política não ganhando notoriedade, Rui voltou aos jornais em 1889 como diretor do Diário de Notícias. Na luta pelo regime federativo, começou a afastar-se do Partido Liberal. Ainda em 1889

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado