Quinta Retrô: Philip Kotler, o Pai do Marketing

  • 04/11/2021 às 16:08

A palavra marketing não possui uma tradução, pois não outra palavra que consiga abranger tantos aspectos. Atualmente o marketing nos cerca e nos impacta de diversas formas, com anúncios, cursos, propagandas, posts e diversos outros modos. Mas antes de qualquer coisa, o marketing é estratégia e hoje falaremos sobre um dos grandes responsáveis pelas estratégias de marketing mais usadas. O Quinta Retrô especial Se Joga, relembra a importância nome da Tribo dos Inovadores: Philip Kotler, o pai do marketing.

Natural de Chicago, Philip Kotler nasceu em 27 de maio de 1931, na cidade de Illinois. Filho de ucranianos, Kotler estudou, por dois anos, na Universidade DePaul e, mesmo sem o diploma, fez seu mestrado na Universidade de Chicago.

Sua formação foi complementada por um PHD em economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e por dois pós-doutorados em matemática na Universidade de Harvard e em ciência comportamental, na Universidade de Chicago.

No ano de 1962 começou a carreira como professor na Kellog School of Management, local em que permanece até os dias de hoje. Cinco anos após iniciar sua carreira na docência, publicou seu primeiro livro: Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, hoje considerado a bíblia do marketing.

Durante sua carreira, Kotler também assumiu cargos como consultor nas áreas de planejamentos de estratégia em grandes empresas como Motorola e IBM.

 Por que pai do marketing?

Na época, o marketing não possuía o reconhecimento que tem nos dias de hoje, na maior parte do tempo era tratado como uma pequena parte da empresa que ajudava o setor de vendas.

Kotler foi fundamental ao fazer o marketing atingir o patamar que alcançou atualmente em que a frase “tudo é marketing” é dita frequentemente. Ele foi o principal responsável por essa transição do anonimato para o glamour do marketing.

Agora que você já entendeu o porquê do apelido de pai do marketing, vamos entender um pouco do que ele fez para atingir esse sucesso.

Reformulação do conceito

Desconstruindo a ideia do marketing servir apenas as vendas, ampliou para uma comunicação completa entre marca e consumidor. Implantou a ideia de que o marketing deve andar em conjunto com a tecnologia e nunca pode parar de inovar, pois a empresa que se recusa a se reinventar está fadada ao esquecimento.

Ou seja, o marketing passou a criar uma relação com o consumidor, acompanhar as tendências do mundo e aplicá-las na empresa e compor a área de vendas.

Mudança de foco

Seguindo os passos de Peter Drucker, redirecionou o foco das empresas para a satisfação dos clientes e os benefícios da marca para a sociedade em um geral e deixando em segundo plano o preço e a distribuição. Possibilitando a criação de novas estratégias e abordagens.

Novos conceitos

Kotler desenvolveu o Marketing Social e o Demarketing, dois novos conceitos que permeiam as empresas até os dias de hoje.

Marketing Social utiliza de métodos e conceitos do marketing tradicional em prol da sociedade. Desenvolvendo comportamentos, propagando ideias e promovendo causas focadas no bem-estar coletivo.

Já o Demarketing soa como uma contradição já que visa desmotivar as pessoas a tomarem alguma ação de forma momentânea ou permanente. Acredito que exemplificando será mais fácil de compreender.

O valor da conta de luz está muito alto, usamos o Demarketing para fazer com que as pessoas consumam menos energia elétrica.

Kotler foi responsável por publicar importantes livros para o marketing e teve participação em outros tantos. Suas contribuições para o marketing são atemporais e suas ideias são a base do marketing do futuro.

O marketing exige constante inovação e atualização, portanto se você se identifica com a área e tem interesse em se especializar, o temos propriedade no assunto. O Grupo Uniftec está há mais de 30 anos inovando e conta com um corpo docente atuante no mercado, trazendo todas as tendências e as pautas relevantes para o dia a dia na sala de aula.

Clique no link e conheça a nossa graduação em Marketing!

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado