Quinta Retrô: Philip Kotler, o Pai do Marketing

  • 04/11/2021 às 13:08

A palavra marketing não possui uma tradução, pois não outra palavra que consiga abranger tantos aspectos. Atualmente o marketing nos cerca e nos impacta de diversas formas, com anúncios, cursos, propagandas, posts e diversos outros modos. Mas antes de qualquer coisa, o marketing é estratégia e hoje falaremos sobre um dos grandes responsáveis pelas estratégias de marketing mais usadas. O Quinta Retrô especial Se Joga, relembra a importância nome da Tribo dos Inovadores: Philip Kotler, o pai do marketing.

Natural de Chicago, Philip Kotler nasceu em 27 de maio de 1931, na cidade de Illinois. Filho de ucranianos, Kotler estudou, por dois anos, na Universidade DePaul e, mesmo sem o diploma, fez seu mestrado na Universidade de Chicago.

Sua formação foi complementada por um PHD em economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e por dois pós-doutorados em matemática na Universidade de Harvard e em ciência comportamental, na Universidade de Chicago.

No ano de 1962 começou a carreira como professor na Kellog School of Management, local em que permanece até os dias de hoje. Cinco anos após iniciar sua carreira na docência, publicou seu primeiro livro: Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, hoje considerado a bíblia do marketing.

Durante sua carreira, Kotler também assumiu cargos como consultor nas áreas de planejamentos de estratégia em grandes empresas como Motorola e IBM.

 Por que pai do marketing?

Na época, o marketing não possuía o reconhecimento que tem nos dias de hoje, na maior parte do tempo era tratado como uma pequena parte da empresa que ajudava o setor de vendas.

Kotler foi fundamental ao fazer o marketing atingir o patamar que alcançou atualmente em que a frase “tudo é marke

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado