Quinta Retrô: Pedagogia da consciência

  • 19/08/2021 às 15:27

Patrono da Educação Brasileira, 48 títulos de universidades nacionais e estrangeiras e aproximadamente 350 instituições, escolas, bibliotecas e universidades levam o seu nome. Hoje te contaremos a trajetória e a pedagogia de um dos maiores pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Freire.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, no Recife. O filho de Joaquim Temístocles Freire e Edeltrudes Neves Freire foi bolsista no Colégio Oswaldo Cruz, onde se transformou em auxiliar de disciplina, e posteriormente professor de língua portuguesa.

Ingressou na Faculdade de Direito do Recife em 1943, porém após sua conclusão seguiu atuando como professor de português do Colégio Oswaldo Cruz e de Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. No ano de 1947 foi nomeado diretor do setor de Educação e Cultura do Serviço Social da Industria.

O seu método de ensino teve seu primeiro grande destaque em 1963, quando alfabetizou adultos em Angicos, cidade no interior no Rio grande do Norte. O projeto obteve grande sucesso, foram alfabetizados 400 adultos em aproximadamente 40 horas. O método utilizava de palavras do dia a dia da população e as colocava em âmbito social. Nas palavras de Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”.

Após o sucesso do método de Paulo Freire, em 1963, foi criado o Plano Nacional de Alfabetização. Porém o projeto foi interrompido um ano após sua fundação, durante a ditadura militar. Na época apenas a população alfabetiza tinha direito ao voto e com o projeto seriam aproximadamente seis mil pessoas alfabetizadas dentro de dois anos e, por consequência, novos eleitores que não pertencem as classes mais afortunadas.

Esse foi um dos motivos que causou a prisão, por 70 dias, e o exílio de Paulo Freire. O Chile foi seu primeiro destino, onde coordenou projetos de alfabetização adulta, pelo Instituto Chileno da Reforma Agrária, durante cinco anos. Foi nessa época em que ele lançou o livro Pedagogia do Oprimido, esse que é uma das obras mais importantes da educação. O livro é o terceiro mais citados em trabalhos da área de humanas em todo o mundo.

Um ano após a publicação de seu livro, Paulo foi convidado a lecionar na Universidade de Harvard. Em 1970 foi coordenador e consultor emérito do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), onde viajou para mais de 30 países implantando projetos de educação voltados à alfabetização, para a redução da desigualdade social e para garantia dos direitos.

Após a Lei Anistia entrar em vigor, Paulo retornou ao Brasil em 1980, quando passou a lecionar em universidades nacionais. Entre 1988 e 1991, Paulo Freire foi nomeado secretário da educação do município de São Paulo. Esse foi o município onde, em 2 de maio de 1997, Paulo Freire faleceu, vítima de insuficiência cardíaca.

Paulo Freire foi condecorado com 48 títulos honoríficos, sendo o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades. Ao todo foram 41 instituições, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford.

Em todo o mundo, mais de 350 instituições e escolas levam seu nome como forma de homenagem. Em 2012, Paulo Freire foi reconhecido como Patrono da Educação Brasileira. Além do livro Pedagogia do Oprimido, Freire publicou outras obras que tiveram destaque, Educação como prática da liberdade, Cartas à Guiné-Bissau e Pedagogia da autonomia são algumas dessas obras.

A educação tem o poder de tirar a venda das pessoas e fazer com que elas entendam o mundo ao seu redor. Paulo Freire afirma que “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” e foi com ela que Freire transformou diversas sociedades. Você também acredita que a educação é o caminho para uma ascensão da sociedade? Então o curso de Pedagogia do Grupo Uniftec é para você.

O profissional formado em Pedagogia pode atuar como professor no Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Além de estar apto para trabalhar na gestão educacional e na educação profissional. Se interessou? Clica no botão abaixo e inscreva-se!

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado