Quinta Retrô: Pedagogia da consciência

  • 19/08/2021 às 12:27

Patrono da Educação Brasileira, 48 títulos de universidades nacionais e estrangeiras e aproximadamente 350 instituições, escolas, bibliotecas e universidades levam o seu nome. Hoje te contaremos a trajetória e a pedagogia de um dos maiores pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Freire.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, no Recife. O filho de Joaquim Temístocles Freire e Edeltrudes Neves Freire foi bolsista no Colégio Oswaldo Cruz, onde se transformou em auxiliar de disciplina, e posteriormente professor de língua portuguesa.

Ingressou na Faculdade de Direito do Recife em 1943, porém após sua conclusão seguiu atuando como professor de português do Colégio Oswaldo Cruz e de Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. No ano de 1947 foi nomeado diretor do setor de Educação e Cultura do Serviço Social da Industria.

O seu método de ensino teve seu primeiro grande destaque em 1963, quando alfabetizou adultos em Angicos, cidade no interior no Rio grande do Norte. O projeto obteve grande sucesso, foram alfabetizados 400 adultos em aproximadamente 40 horas. O método utilizava de palavras do dia a dia da população e as colocava em âmbito social. Nas palavras de Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”.

Após o sucesso do método de Paulo Freire, em 1963, foi criado o Plano Nacional de Alfabetização. Porém o projeto foi interrompido um ano após sua fundação, durante a ditadura

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado