Quinta Retrô: O legado de Oswaldo Cruz à saúde pública

  • 05/08/2021 às 08:31

No dia de hoje, 05 de agosto, é celebrado o dia nacional da saúde. A escolha da data se deve ao nascimento de Oswaldo Cruz, sanitarista que mudou a saúde pública no Brasil. Além da homenagem, a celebração tem o objetivo de causar reflexão na sociedade a respeito dos cuidados com a saúde. Hoje iremos te contar os feitos de Oswaldo Cruz que entraram para a história da saúde pública!

Em São Luís de Paraitinga, no ano de 1872, nasceu o filho do médico Bento Gonçalves Cruz e de Amália Taborda de Bulhões Cruz. Oswaldo permaneceu em sua cidade natal até 1877, quando sua família se mudou para o Rio de Janeiro.

Ele ingressou na faculdade de medicina do Rio de Janeiro com apenas 15 anos. O interesse por microbiologia o fez montar um pequeno laboratório no porão de sua casa, porém a morte do seu pai no ano de sua formatura impediu Oswaldo de se aprofundar no assunto. Dois anos mais tarde, a convite de Egydio Salles Guerra, trabalhou na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, onde foi responsável pela montagem e chefia do laboratório de análises clínicas.

Alguns anos depois, foi para Paris, onde se reuniam grandes cientistas da época, se especializar em bacteriologia. Ao voltar da Europa, Oswaldo Cruz reassumiu o cargo na Policlínica Geral e enfrentou a peste bubônica. Ele trabalhou na produção de soros e vacinas para a doença, porém esse não era o maior dos problemas que Oswaldo encontraria em sua volta ao Rio de Janeiro.

Aproximadamente 700 mil pe

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado