Quinta Retrô: Noether, a revolucionária genia matemática

  • 27/01/2022 às 15:45

Em mais uma viagem ao passado, hoje iremos contar a história de uma mulher extremamente relevante para a matemática, mas que não recebeu o devido mérito a suas conquistas. Calma aí, você pode pensar: “quem é você para dizer quem é e quem não é relevante para a matemática?” Bom, dá para dizer que você tem razão, eu não tenho tanta notoriedade, mas conheço um cara que disse que a Emmy Noether é a mulher mais importante da história da matemática. O nome dele é Albert Einstein.

Agora que mostramos que ela é admirada por um dos maiores, vamos conhecer um pouco melhor a trajetória de Emmy. Nascida em 23 de março de 1882, ela é a filha mais velha dentre quatro irmãos e demonstrou seu encanto pela matemática desde cedo. E mesmo sabendo do caminho árduo que seria devido ao fato de ser mulher.

Se inscreveu na universidade como ouvinte das aulas de matemática, pois as regras não permitiam que mulheres pudessem se matricular em universidades. Após a autorização do ingresso das mulheres as instituições de ensino superior, Emmy foi aceita como aluna de PhD pelo matemático Paul Gordan, conhecido como o “rei da teoria invariável”.

Seu crescimento foi notório, chegando a uma notória descoberta na área da física – afinal matemática e física andam praticamente juntas -, o Teorema de Noether proclama que para toda lei de conservação há uma simetria associada.

Apesar das diversas conquistas que Emmy obteve em sua trajetória ela não recebeu o devido mérito a tudo que construiu e a tudo que enfrentou para alcançar seus objetivos. Porém a admiração de um dos maiores da história da ciência salienta o tamanho da relevância de Emmy. Em um famoso obituário, Albert Einstein diz que “Noether foi a gênia matemática criativa mais significativa até agora produzida desde o início da educação superior das mulheres”.

A genialidade e a coragem de Emmy revolucionaram não somente a matemática, mas o mundo como um todo. Predestinado ou obstinado, se a matemática faz parte de quem você é te aconselho a dar uma olhada em nossa graduação de Licenciatura em Matemática.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado