QUINTA RETRÔ: Marie Curie, da Polônia ao polônio

  • 11/03/2021 às 14:49

No mês do Dia Internacional da Mulher, o Quinta Retrô está trazendo especialmente grandes mulheres da História. Infelizmente, destacar-se na profissão para elas envolve enfrentar problemas que vão muito além dos livros. Um exemplo disso é Maria Sklodowska, para muitos a mulher mais importante do século XX. Não reconheceu? Talvez você a conheça pelo nome de Marie Curie 🧪.

A cientista, química, física e empreendedora nasceu na cidade de Varsóvia, na Polônia, em 7 de novembro de 1867. Naquela época, a região fazia parte do Império Russo, vivendo em constante conflito por independência. Maria era filha de Bronislawa e Wladyslaw Sklodowski, dois professores e militantes pró-independência da Polônia. A posição política do casal trouxe uma infância conturbada para Maria e seus cinco irmãos, que sofriam constantes represálias do Governo. A família chegou a perder as propriedades, bens e dinheiro, tudo confiscado pelo Império Russo 🔒.

Em 1878, a mãe Bronislawa morreu de tuberculose; no mesmo ano, a irmã de Maria, Zofia, faleceu vítima do tifo. Foi ali que a futura cientista enfrentou a depressão pela primeira vez, que a acompanharia por toda a vida. Por serem mulheres, Maria e suas irmãs não podiam ingressar no Ensino Superior público 🙄.

Maria trabalhou como governanta durante anos e, em 1891, mudou-se para Paris para iniciar a faculdade de Física. Nos últimos anos na Varsóvia

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado