Quinta Retrô: Linux, apenas por diversão

  • 23/12/2021 às 09:00

Filho de Jornalistas, Linus Torvalds nasceu em 28 de dezembro de 1969, na Finlândia. Mas foi por causa do seu avô, um matemático e estatístico, que desenvolveu o interesse pela computação. Aos onze anos ajudou seu avô com o uso do Commodore VIC-20, computador que ele havia comprado.

Aos 18 anos ingressou na faculdade de sua cidade natal, a Universidade de Helsínquia onde permaneceu até 1987, trabalhando e conquistando um mestrado em Ciências da Computação. Foi na época em que o processo de construção de seu maior feito se iniciou.

Torvalds tinha a intensão de adquirir um sistema operativo, porém os disponíveis eram demasiadamente caros para um jovem estudante. Ele decidiu então fazer o seu próprio sistema operativo, que se iniciou em 1991. Seu projeto teve início de forma básica e começou a ganhar mais corpo com o passar do tempo.

Segundo o próprio Torvalds, em sua biografia, ele aponta que foi a impaciência e de nunca estar satisfeito com o sistema que usava que o fizeram criar o Linux. Sim, esse foi o nome que ele deu para o seu projeto, uma junção do seu nome Linus, com o sistema operativo que se baseou UNIX.

Entendendo que assim como ele, muitas outras pessoas não tinham condições de comprar um sistema operativo ele disponibilizou, através da internet, para quem quisesse. Em troca, pedia sugestões e comentários. Com o passar do tempo diversos feedbacks chegavam e junto sugestões de alterações ou até mesmo elogios ao Linux.

Com o apoio de cada vez mais pessoas, criou-se uma comunidade envolvida com o Linux, constantemente buscando a evolu

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado