Quinta Retrô: Linux, apenas por diversão

  • 23/12/2021 às 12:00

Filho de Jornalistas, Linus Torvalds nasceu em 28 de dezembro de 1969, na Finlândia. Mas foi por causa do seu avô, um matemático e estatístico, que desenvolveu o interesse pela computação. Aos onze anos ajudou seu avô com o uso do Commodore VIC-20, computador que ele havia comprado.

Aos 18 anos ingressou na faculdade de sua cidade natal, a Universidade de Helsínquia onde permaneceu até 1987, trabalhando e conquistando um mestrado em Ciências da Computação. Foi na época em que o processo de construção de seu maior feito se iniciou.

Torvalds tinha a intensão de adquirir um sistema operativo, porém os disponíveis eram demasiadamente caros para um jovem estudante. Ele decidiu então fazer o seu próprio sistema operativo, que se iniciou em 1991. Seu projeto teve início de forma básica e começou a ganhar mais corpo com o passar do tempo.

Segundo o próprio Torvalds, em sua biografia, ele aponta que foi a impaciência e de nunca estar satisfeito com o sistema que usava que o fizeram criar o Linux. Sim, esse foi o nome que ele deu para o seu projeto, uma junção do seu nome Linus, com o sistema operativo que se baseou UNIX.

Entendendo que assim como ele, muitas outras pessoas não tinham condições de comprar um sistema operativo ele disponibilizou, através da internet, para quem quisesse. Em troca, pedia sugestões e comentários. Com o passar do tempo diversos feedbacks chegavam e junto sugestões de alterações ou até mesmo elogios ao Linux.

Com o apoio de cada vez mais pessoas, criou-se uma comunidade envolvida com o Linux, constantemente buscando a evolução do sistema. Esse que está licenciado com o “copyleft”, um modelo de patente que permite que o utilizador altere e redistribua o programa sem qualquer restrição, desde que inclua o código original.

Além do Linux, Torvalds, em 2000, foi convidado por Steve Jobs a trabalhar no MacOS, porém o fundador do Linux recusou para se manter focado em seu projeto. Outro projeto que ele fundou é o Git, o sistema de controle de versionamento mais usado no mundo. Isso ocorreu em 2005, quando o serviço que o Linux utilizava deixou de ser gratuito, então Torvalds resolveu criar o Git, pois nenhum outro sistema de controle de versão atendia as suas necessidades.

Atualmente Linus Torvalds trabalha para outra empresa de computadores que não possui ligação com o Linux. Porém Torvalds mantem-se atuante quanto ao seu projeto e disponível para responder questões dos utilizadores.

Em sua carreira, Torvalds recebeu importantes premiações, confira algumas abaixo:

  • Foi ranqueado como 17º na Time 100: as pessoas mais importantes do século (no ano de 2000). Em 2004 foi nomeado uma das pessoas mais influentes do mundo;
  • A versão europeia, em 2006, o nomeou como um dos heróis revolucionários dos últimos sessenta anos;
  • Em 2010 entrou para a lista dos !100 inventores mais influentes de todos os tempos”.

Em toda sua carreira, Torvalds demonstrou que grandes ideias surgem quando nos deparamos com alguma dificuldade. Afinal foram os problemas que ele encontrou em sua vida que o fizeram construir o Linux e outros importantes projetos.

O mundo digital segue evoluindo mais a cada dia e ganha mais espaço dentro de empresas de todos os segmentos. Que tal participar efetivamente dessa evolução? Você pode cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas e construir seu próprio projeto que pode revolucionar a tecnologia mais uma vez.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado