Quinta Retrô: Leonardo da Vinci, um gênio atemporal

  • 30/09/2021 às 10:55

A Renascença foi a época aonde foram criadas algumas das maiores pinturas que vimos em toda a história. Com a valorização do individual, do humanismo e do cientificismo o movimento Renascentista iniciou na Itália e se espalhou por toda a Europa. Um dos principais nomes, se não o maior, da época é Leonardo da Vinci. Hoje você conhecerá mais sobre a vida, as pinturas e a genialidade de da Vinci.

Nascido em 15 de abril de 1452, na Vila da Vinci em Toscana, na Itália. Leonardo carrega o nome do vilarejo onde nasceu consigo, tornando a pequena Vila em Toscana famosa em todo o mundo. Autodidata, da Vinci demonstrou o talento com a pintura desde a infância.

Aos 16 anos foi levado para Florença para trabalhar como aprendiz e escultor florentino Andrea del Verrochio. Seu primeiro grande trabalho foi parte da obra “O Batismo de Cristo”, pintando o anjo e a paisagem à esquerda do quadro.

Da Vinci ganhou destaque e aperfeiçoou o uso de luz e sombra em suas telas. Com 25 anos juntou-se aos artistas que trabalhavam para o mecenas que governava Florença, Lourenço de Medici. Recebeu encomendas para pintar painéis em igrejas e capelas, como a de São Bernardo e a de São Donato, a última não chegou a ser concluída.

Em 1482 mudou-se para Milão onde ofereceu seus serviços para o Duque, Ludovico Sforza. Apresentando-se como engenheiro, arquiteto e pintor, da Vinci executou obras como “A Virgem das Rochas” e “A Dama com Arminho”, retrato de Cecília Gallerani, amante de Ludovico.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado