QUINTA RETRÔ: Hortência, Janeth, "Magic" Paula e o Mundial de 94

  • 25/03/2021 às 14:39

Durante todo o mês de março, o Quinta Retrô resgatou a história de mulheres que foram destaque em sua área. Para fechar esse mês especial, não vamos falar de apenas uma, mas 12 mulheres que ficaram marcadas na história do esporte nacional: a Seleção Brasileira de Basquete Feminino de 1994, campeãs mundiais de forma inédita naquele ano. O destaque, claro, vai para Hortência, “Magic” Paula e Janeth - respectivamente, o coração, o cérebro e o pulmão daquela Seleção 🏀.

No país do futebol, o basquete não é lá uma paixão nacional. Investimento, patrocinadores e atenção da mídia normalmente são destinados para os gramados, muitas vezes em detrimento de outras modalidades. Se para o basquete masculino a situação não é fácil, imagine para o feminino e na década de 1990 😒. Todos esses fatores, somados à falta de tradição no esporte e descrença dos críticos, fizeram daquele Mundial um desafio pessoal para a Seleção Feminina. Era vencer para convencer 😡.

Em junho de 1994, elas desembarcaram em Sydney, na Austrália, para o campeonato de suas vidas. O time vinha de um bom retrospecto recente: ganharam a medalha de ouro no Pan-Americano de 1991, vencendo a forte Cuba na final. Mas a percepção da mídia era de que “na América Latina era mais fácil”; o verdadeiro desafio estava na hora de encarar as maiores equipes do mundo 😬. No dia 2 de junho, as brasileiras entravam em quadra pela primeira vez no Mundial. Foi entre as quatro linhas que o time cresceu, principal

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado