Quinta Retrô: Henry e a filosofia dos motores Ford

  • 09/12/2021 às 14:43

Um empresário e inventor do século XX chegando a possuir 161 patentes. Ele é o fundador da Ford Motor Company, onde implantou a fabricação em massa. Hoje contaremos a história de Henry Ford

Descendente de belgas e irlandeses, Henry Ford nasceu em Michigan nos Estados Unidos em 30 de julho de 1863. E sua relação com a engenharia mecânica começou cedo, em sua infância fazia a manutenção dos motores das máquinas na fazenda de seu pai.

Aos 16 anos mudou-se para Detroit onde começou a trabalhar em uma oficina mecânica. Posteriormente passou a estudar Engenharia Mecânica e chegou a trabalhar como engenheiro-chefe na Edison Iluminating Company.

Em seu tempo ocioso planejava, projetava e construía peça por peça de veículos à gasolina. Em 1888 decidiu pedir demissão do seu emprego para se tornar fabricante de automóveis. No mesmo ano, Henry casou-se com Clara Jane Bryant.

O seu sonho começa a tomar forma quando abre sua oficina em um pequeno bairro de Detroit. Sem as condições ideais, Ford construiu um quadriciclo que, embora básico, consumia pouco combustível e conquistou clientes.

Assim foi seu início, mas Ford estava muito longe de se conformar. Seu desejo era maior, Ford queria “produzir um carro grande para comportar uma família inteira, mas ao mesmo tempo pequeno para ser guiado e mantido por uma única pessoa”.

1902, esse foi o ano de um dos seus passos mais firmes. Nessa época Henry fundou a Ford Motor Co. A empresa lançou em 1903, um ano após a fundação, o seu primeiro veículo: o “Modelo A”, de dois cilindros.

A criação foi um sucesso e conquistou milhares de clientes. A filosofia de trabalho de Ford foi fundamental para sustentar esse sucesso, a padroniza

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado