Quinta Retrô: Henri e a administração clássica

  • 16/12/2021 às 12:33

Filho de franceses, Jules Henri Fayol nasceu em Istambul, na Turquia em 29 de julho de 1841. Ainda quando criança retornou para o país de origem de seus pais, onde estudou e se graduou aos 19 anos.

Logo começou a trabalhar em uma mineradora de carvão que passa por um momento delicado, a beira da falência. Atuando na função de gestor, Henri colocou a empresa em outro patamar. Em 1888 foi promovido a diretor, onde permaneceu por 30 anos, até 1918.

Publicou sua principal obra e uma das mais conhecidas do ramo da administração em 1916. “Administration Industrielle et Générale” traz à tona o pensamento de que administração está presente em todos os empreendimentos humanos e, que todo gestor deve seguir cinco funções para atingir seus objetivos. São elas:

Previsão:

Todo grande projeto começa com uma previsão, com um planejamento para direcionar quais as metas e objetivos da empresa para o futuro;

Organização:

A estrutura organizacional permite que os planos se tornem concretos. É a maneira como a empresa coordena todos os seus recursos.

Comando:

A liderança da equipe deve fazer com que os cooperadores executem o que precisa ser realizado para que atinjam os objetivos;

Coordenação:

Trata-se de reunir e harmonizar todos os esforços para que, com cooperação, seja possível alcançar os objetivos traçados na previsão;

Controle:

É o ato de conferir se todas as demandas estão sendo realizadas da maneira correta aumentando a probabilidade de que tudo ocorra conforme o planejado.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado