Pensa comigo: quem inventou as leis? Quem foi a pessoa ou sociedade responsável por criar normas e regras que organizassem o convívio entre as pessoas? Existem alguns registros na História que falam sobre as primeiras leis, em sociedades humanas ainda tribais. No entanto, os historiadores são unânimes sobre qual foi o primeiro registro de leis: o Código de Hamurabi, criado na Babilônia, cerca de 5 mil anos atrás.
Mas quem foi Hamurabi? O Quinta Retrô de hoje é sobre esse monarca mesopotâmico que mudou a forma que as sociedades se organizavam. Boa leitura!
Filho do rei Sinmuballit, Hamurabi nasceu em 1810 a.C., na cidade de Babel (sim, a da torre bíblica) e foi o 6º rei da lendária cidade da Babilônia. O local fazia parte da região da Mesopotâmia, onde hoje fica o Iraque. Aquela sociedade é conhecida por ser a primeira comunidade organizada de humanos da História, perdurando por anos. Hamurabi governou a cidade entre 1792 a.C. e 1750 a.C, com uma proposta única: conquistar territórios e unificar seu império.
Em seus anos como monarca, o exército babilônico anexou as regiões da Acádia, Suméria, Larsa, Mari e Eshunna. Sob o comando de Hamurabi, as terras da Mesopotâmia foram unificadas pela primeira vez, criando um enorme território para ser governado. O período ficou conhecido como a 1ª Dinastia dos Amoritas.
Com tantos povos e cultura diferentes para administrar, Hamurabi percebeu que a missão seria impossível sem que todos as populações fossem regi