Quinta Retrô: Gustave, além da Torre Eiffel

  • 18/11/2021 às 15:11

Se você assistiu a live dos Inquietos, reparou que comentamos que as engenharias andam de mãos dadas com a arquitetura e urbanismo. Hoje iremos contar a história de um homem que foi capaz de ilustrar isso na prática, um engenheiro civil que construiu grandes obras tanto na área das engenharias como na área da arquitetura. Hoje iremos apresentar a vocês Gustave Eiffel!

Alexandre Gustave Eiffel nasceu em 15 de dezembro de 1832, em Dijon, na França. O primeiro filho de Catherine-Mélainie e Alexandre Bonickhausen, Gustave tinha descendência alemã e sua família adotou o nome Eiffel devido a região de onde haviam imigrado, as montanhas Eifel.

Gustave foi criado por sua avó, pois sua mãe herdou a empresa da família e seu pai, ex-soldado, ajudava Catherine na empresa de carvão. A situação permaneceu até o sucesso dos negócios da família que permitiram a construção de uma casa em Dijon, onde moraram juntos.

Apesar de não ser muito estudioso, Gustave frequentou o Collège Sainte-Barbe para se preparar para os vestibulares e ingressas na faculdade de engenharia. Ele foi aprovado em duas das mais requisitadas universidades. Gustave foi então para Ecole Centrale des Arts et Manufactures.

Ao formar-se, Eiffel trabalhou sem remuneração em uma fundição, local onde conheceu o engenheiro ferroviário Charles Nepveu. Quem lhe concedeu seu primeiro emprego remunerado. Com ele, Gustave viajou, sempre com seu caderno onde desenhava os projetos, e entregou um grande projeto dentro do cronograma.

Com isso ganhou mais notoriedade e foi nomeado como o principal engenheiro da Compagnie Belge. A partir desse momento Eiffel começou a receber mais propostas de trabalho, sua primeira grande obra, aos 26 anos, foi a ponte de Bordeaux.

No ano de 1865 começou a trabal

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado