Quinta Retrô: Euler e as pontes para a matemática moderna

  • 26/08/2021 às 11:58

O mundo esta em constante evolução, as ciências são as principais responsáveis por essa transformação. Leonhard Euler é o matemático que mais deixou marcas e estudos na história e tem seu nome ao lado de outros cientistas como Newton. Por isso, hoje iremos te contar a trajetória e as descobertas do matemático mais prolifero da história, Leonhard Euler.

Na Basileia, no ano de 1707, mais especificamente no dia 15 de abril, nascia Leonhard Euler. Filho de Paul Euler e Margaret Brucker foi educado em casa até seus 7 anos, quando começou a ter aulas com um professor particular e ler os mais diversos textos.

Devido a religiosidade de sua família, com 13 anos, Euler iniciou o curso de Teologia na Universidade da Basileia. Porém não demonstrou muito entusiasmo e nas horas vagas se dedicava a matemática. Com apenas 16 anos recebeu o grau de Mestre em Artes, com uma dissertação que comparava os sistemas de Filosofia Natural de Newton e Descartes.

Percebendo a capacidade de Euler em lidar com números, Johann Bernoulli incentivou o jovem a iniciar o curso de graduação em matemática, o qual ele concluiu em 1726. No mesmo ano, tentou conseguir uma vaga como professor na Universidade, porém não teve sucesso.

Em 1727, Euler foi convidado, por seu amigo Daniel Bernoulli, a participar da divisão de Filosofia da Academia de Ciência de São Petersburgo. Após três anos assumiu o cargo de professor de Física da Academia. E em 1733 substitui seu amigo Daniel como professor de matemática.


Compartilhe com alguém

Código de barras copiado