QUINTA RETRÔ: Edward Jenner e a origem da vacina

  • 29/04/2021 às 12:54

Hoje em dia, a medicina é reconhecida por sua eficácia. Doenças que antes eram mortais, hoje são enfermidades curáveis e com taxa de mortalidade quase nula. Peste bubônica, hanseníase, sarampo e varíola são alguns exemplos de doenças que foram contidas com o avanço da medicina. O covid-19 parece seguir por esse caminho também - e o uso da vacina é o que possibilitou o tratamento desse e de outros males.

Mas nem sempre a medicina foi uma ciência higiênica. No seu passado, os tratamentos eram muito mais experimentais e desenvolvidos com testes hoje considerados grotescos. A invenção da vacina pelo médico britânico Edward Jenner é um exemplo desse processo. O Quinta Retrô de hoje é sobre um homem que queria salvar o mundo - custe o que custar.

A infância de Edward

Edward Jenner nasceu em 17 de maio de 1749, na cidade de Berkeley, na Inglaterra. Ele é o oitavo filho de uma família de nove irmãos, todos criados por pais anglicanos em um lar rígido. O estudo e o trabalho sempre foram obrigação para os irmãos Jenner. Até por isso, o pequeno Edward conseguiu seu primeiro emprego aos 13 anos - como assistente de um cirurgião.

Importante: cirurgias no século XVIII eram muito mais semelhantes com filmes de terror do que com o que são hoje em dia. Os processos eram invasivos, sangrentos e, o mais chocante, feitos sem o uso de anestesia. As técnicas só foram incorporar higiene, esterilização e outros cuidados durante o século XX. Foi trabalhando nesse cenário que Edward encantou-se pela medicina.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado