Quinta Retrô: Carl Jung e a análise do inconsciente coletivo

  • 08/10/2021 às 12:52

Carl Gustav Jung nasceu em Kesswil, na Suíça, no dia 26 de julho de 1875. Filho de pastor protestante foi incentivado a seguir carreira eclesiástica, porém desistiu para estudar filosofia e medicina na Universidade da Basiléia. Onde se encantou pelos fenômenos psíquicos, concluindo o curso em 1900.

Interessado pelos problemas de transtorno de conduta, seguiu os ensinamentos do psicólogo e neurologista francês, Pierre Janet. No ano de 1902 conquistou seu doutorando na Universidade de Zurique, com a dissertação “Psicologia e Patologia dos Fenômenos Chamados Ocultos”.

Jung e Freud

Suas pesquisas num hospital psiquiátrico na Suíça chamaram a atenção do criador da psicanálise, Sigmund Freud. A instigação de Freud resultou em um encontro entre os dois em 1907, Jung viajou e surpreendeu seu mentor com seu talento. Os dois consentiam em conceitos e ideias, os aproximando.

A dupla não chegou a trabalhar efetivamente em parceria, porém se reuniram no primeiro Congresso Internacional da Psicanálise, grupo esse que fundou a Sociedade Psicanalítica Internacional. No entanto a publicação de seu livro “Símbolos da transformação” divergências surgiram, acarretando no afastamento de Jung do movimento psicanalítico. O relacionamento dos dois se encerrou quando Jung publicou Psicologia do Inconsciente, onde contrapôs as ideias de Freud.

Psicologia Analítica

Jung era instigado pelo símbolo dos conteúdos do inconsciente, buscando distinguir a psicologia individual da psicanálise, criou a “Psicologia Analítica”. Em sua análise, nada poderia ficar de fora do inconsciente coletiva. Toda a história da humanidade, religiões, culturas e mitologias afe

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado