Com a realização da Olímpiada de Tóquio as lembranças dos grandes nomes da competição voltam à tona. É praticamente impossível falar de olímpiadas e não lembrar do nome Michael Phelps, o nadador americano possui o maior número de medalhas da história dos jogos olímpicos. Mas você sabe quem foi a mente e os olhos por trás do atleta mais bem-sucedido da história das olímpiadas?
Bob Bowman nasceu em 06 de abril de 1965 em Columbia, na Carolina do Sul. Apaixonado pelas piscinas, Bob se tornou nadador profissional, porém não possuía o talento natural para ser campeão. Segundo ele mesmo, tinha desde cedo o espírito de treinador: “Sempre achei que pensava em minha forma de nadar como um técnico, porque estava sempre analisando as coisas, tentando ver o que os melhores faziam – isso provavelmente me prejudicou como nadador, inclusive”.
Seguindo o seu amor pelo esporte, tornou-se treinador e nessa função foi onde atingiu as maiores conquistas de sua carreira. Em 1986, tornou-se treinador no Area Tallahassee Aquatic Club e serviu como treinador assistente na Florida State University. Bowman passou por diversas equipes até 1992, quando se tornou treinador principal e diretor do programa da Birmingham Swim League (BSL), onde permaneceu até 1994. Na época, foi responsável pelo design do programa, desenvolvimento de equipe e operação diária de um clube de 250 membros. Sob sua supervisão, o BSL tornou-se um dos cinco melhores programas do Alabama.