Quinta Retrô: Anna Nery, a pioneira da enfermagem

  • 14/10/2021 às 12:35

Baiana, de Vila de Cachoeira do Paraguaçu, Anna Justina Ferreira Nery nasceu no dia 13 de dezembro de 1814. Mãe de três filhos e casada com Antônio Nery, capitão de fragata da Marinha, Anna Nery conviveu com as dificuldades de cuidar da casa e dos filhos praticamente sozinha, pois Antônio se ausentava devido aos compromissos com a Marinha.

Após seis anos do seu casamento, aos 29 anos, Anna fica viúva. Sozinha ela encaminha os três filhos pequenos: Justiniano e Antônio Pedro se formam em medicina e Isidoro Antônio Néri Filho seguiu carreira militar.

Com a formação da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), em 1865, o Brasil entra na luta contra o Paraguai. Com isso, seus filhos são convocados pelo exército para lutar nas frentes da batalha. Sensibilizada com a situação, Anna Nery envia um ofício ao presidente da província oferecendo seus serviços como enfermeira. No documento alegava dois motivos principais: a dor causada pela separação dos filhos e a vontade de aliviar o sofrimento dos combatentes. Na guerra também estavam dois dos seus irmãos: os tenentes-coronéis Manuel Jerônimo e Joaquim Maurício Ferreira.

Ainda sem a resposta ao seu ofício, Anna viaja para o Rio Grande do Sul onde desenvolveu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. Com 51 anos, foi incorporada ao Décimo Batalhão de Voluntários, tornando-se a primeira mulher enfermeira do país.

Nery começou seus trabalhos nos hospitais de Corrientes, onde haviam mais de seis mil enfermos da guerra e algumas poucas freiras vicentinas realizando os trabalhos

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado