Quinta Retrô: A primeira rede global de computadores

  • 25/11/2021 às 14:04

Nascido em Saint Louis, no Missouri em 1915, Joseph Carl Robnett Licklider foi um grande estudioso, cursando três graduações na Washington State University. Seus bacharelados foram em Física, Matemática e Psicologia, ele também possuía um doutorado em Psicoacústica.

No ano de 1942 começou a trabalhar para as Força Aéreas dos Estados Unidos, mais especificamente no Harvard Psychoacustic Laboratory. Licklider buscava solucionar o problema de comunicação que os tripulantes sofriam nos barulhentos bombardeiros.

Em um de seus trabalhos mais notórios, Licklider participou do Projeto SAGE, na Guerra Fria. O projeto do qual ingressou em 1950, tinha como objetivo interceptar os bombardeiros soviéticos identificando previamente o caminho que eles percorreriam, criando defesas antiaéreas.

Foi nessa época que Licklider se interessou pela computação que, na época, funcionava por rastreamento em lote. O processamento era demasiadamente lento e qualquer alteração de variável exigia o reinício de todo o processo.

Licklider percebeu que os computadores poderiam ser mais eficientes, trabalhar na SAGE lhe mostrou que computadores deveriam ser dinâmicos para que se tornassem realmente úteis. Então, em 1960 publicou sua obra Man Computer Symbiosis, a ideia era flexibilizar programas permitindo que homens e máquinas cooperem na construção de soluções.

O computador que temos em nossas mãos atualmente é o que Licklider almejava, máquinas aptas para responder instantaneamente aos comandos, possibilitando a interação do homem com o computador ao mesmo tempo que esse providência

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado