Quinta Retrô: A origem da Odontologia

  • 23/12/2021 às 07:03

Um personagem fundamental da odontologia no século XIX, filho de ingleses e nascido em Nova Iorque, Chapin Aaron Harris nasceu em 6 de maio de 1806. Com quatro irmãos, sendo dois homens e duas mulheres, a odontologia estava no DNA da família.

Aos 17 anos viajou para Ohio, onde moravam seus irmãos que se dedicavam a medicina, para se desenvolver profissionalmente. Ao completar 18 anos entrou para a faculdade de medicina e, após alguns anos, foi aprovado pelo Conselho de Medicina de Ohio para praticar a medicina e cirurgia.

Porém o que realmente o intrigava era a odontologia, profissão essa que começou a praticar em 1828. Posteriormente passou a viajar e trabalhar sem estadia fixa, durante a época construiu uma grande reputação. Após este período estabeleceu-se na Virgínia, atuando exclusivamente na odontologia, porém manteve os estudos da medicina.

Chapin dedicou-se à literatura odontológica e médica, ele também recebeu um doutorado honorário. Em 1839 publicou o seu primeiro livro: “A Arte Dental: Um Tratado Prático de Cirurgia Dental”. O livro veio a ter diversas outras edições posteriores atualizando as informações.

Ele ficou conhecido por trabalhar de forma incansável, focando o dia inteiro em seu trabalho e suas cirurgias e após, durante a noite, voltava seu foco ao seu livro. Foi o grande responsável pelo estabelecimento da primeira revista de odontologia do mundo, o American Journal of Science Dental, em Baltimore. Foi um dos fundadores da Sociedade Americana de Cirurgiões Dentistas, a Primeira Sociedade Nacional dos Dentistas.

O Dr. Chapin faleceu em 1860, deixando um grande legado para a odontologia mundial. Suas obras cobriam a totalidade das possibilidades odontológicas da época, seus livros foram funda

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado