Papo de Mercado: Qual é o momento certo para começar a empreender?

  • 20/08/2021 às 17:30

Ter seu empreendimento e ser seu próprio chefe é um desejo que tem se aflorado com o passar do tempo. No Brasil, segundo pesquisa da Onepoll, cerca de 77% dos brasileiros têm vontade de empreender ou então ser dono de uma empresa. São muitas as vantagens de empreender: trabalhar com o que gosta e ter autonomia são algumas das mais comuns, porém acompanhadas das vantagens, chegam as dificuldades, a primeira delas é saber a hora certa de começar a empreender. Por isso nós iremos te responder essa e outras dúvidas para que você se torne um empreendedor de sucesso.

Qual é o momento certo para começar a empreender?

Nunca é cedo ou tarde demais para começar a empreender, o que de fato existe são momentos oportunos para dar o primeiro passo. Se você está cursando uma graduação ou fazendo uma especialização, esse é um ótimo momento. O ambiente acadêmico disponibiliza diversos recursos, laboratórios para testes, professores experientes para sanar dúvidas, contatos com outros alunos com interesses semelhantes, dentre inúmeras outras vantagens.

Alguns dos empreendimentos que mais obtiveram sucesso surgiram em universidades, por exemplo: o Google e o Facebook foram desenvolvidos por acadêmicos. Porém se você ainda não está em uma faculdade ou já concluiu a sua, não precisa se preocupar, você também pode começar a empreender. Se você tiver uma boa ideia, disposição e colocar em prática as dicas que vamos lhe passar, você pode montar um empreendimento de sucesso.

Monte um plano de negócio

Esse serve como um mapa para a criação do negócio, nele você deve colocar todas as informações necessárias para a criação e crescimento de sua empresa. Para exemplificar melhor, lhe traremos algumas informações que você deve ter em seu plano de negócio. Faça uma pesquisa de mercado, liste os profissionais que serão necessários, calcule os gastos, saiba as documentações necessárias para obter as licenças e crie o nome para sua empresa. Essas são algumas das informações que devem preencher seu plano de negócio.

Esteja presente nas redes sociais

Atualmente as redes sociais são os principais meios de comunicação, por tanto utilize delas para aumentar sua rede de contatos e divulgar a sua marca. Busque aprender ou contrate alguém com conhecimento em marketing, com isso você atrairá mais cliente, fornecedores e investidores. Uma boa comunicação pode fazer a diferença em seu negócio.

Organize suas finanças

O primeiro passo para organizar as finanças da sua empresa é não misturar as contas pessoais com as contas do seu negócio. De forma equivocada, muitos empreendedores utilizam das finanças da empresa para pagar contas ou particulares ou vice e versa. A questão é que você deve saber todos os gastos que você terá, nesse pacote entrem, salários, investimentos, estoque, compra de matéria prima, dentre outros. Os lucros devem ser tratados da mesma forma, saber quanto lucro você obterá em cada parte do seu negócio será fundamental para que sua empresa mantenha um giro capital e se torne autossustentável.

Mantenha-se atualizado

Esteja sempre atento as tendencias do mercado, ao seu público-alvo e aos seus concorrentes, mas é ainda mais importante estar sempre estudando e se atualizando. Faça especializações, participe de palestras, converse com pessoas que tenham experiencia no empreendedorismo e filtre tudo para por em prática no seu negócio. Ouvir vivências e opiniões, além de analisar a concorrência, mostrará o que você deve fazer em sua empresa e, também, o que não deve ser feito.

Trace metas

Ter metas é uma excelente forma de manter a motivação e avaliar o crescimento da empresa. Dessa forma, você pode analisar o que está dando certo e corrigir o que não está funcionando, assim facilitando a análise de desempenho da sua empresa. Mas é importante ressaltar que você deve traçar metas palpáveis e realistas para avaliar o crescimento de seu empreendimento.

Seja paciente

A última dica é para alertar você que o sucesso da sua empresa pode demorar para chegar, mas é importante se manter motivado e seguir trabalhando na evolução do empreendimento. Por isso traçar metas realistas irá ajudar em sua motivação, atingindo os objetivos com maior frequência. Diversos imprevistos podem surgir no decorrer do percurso, porém se reinventar e superá-los faz parte da vida de um empreendedor. Portanto acredite no seu negócio e se mantenha focado em seus objetivos.

Quer receber mais conteúdos como esses? Inscreva-se no Papo de Mercado e receba conteúdos novos toda a semana para você decolar na sua carreira! 

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado