Papo de mercado: Você está preparado para o Metaverso?

  • 07/01/2022 às 15:58

No ano passado – há menos tempo do que a expressão ínsita – Mark Zuckerberg anunciou a mudança de marca do Facebook para Meta e junto disso apresentou diversas novidades, a principal delas é o Metaverso.

A proposta soa como surreal, imagine um mundo inteiro criado do zero com infinitas possibilidades, onde você pode viver tudo que conhecemos sem sair de casa. Um ambiente virtual capaz de replicar tudo que há no mundo real, desde ambientes até sensações. De forma direta é literalmente um mundo novo para vender!

A ideia se espalhou e as grandes marcas já estão comprando espaços no metaverso e algumas já criaram seus produtos, mas tudo isso parece muito distante de nosso cotidiano. Como o empreendedor, que não tem uma empresa gigantesca para investir milhões em um espaço no metaverso, pode aproveitar do metaverso para crescer, vender e não ficar para trás?

Criatividade, essa é a palavra-chave para o empreendedor que quer ingressar no mercado, como o seu empreendimento pode facilitar a vida do seu cliente com o metaverso? Vamos para alguns exemplos: uma construtora não precisa mais construir um apartamento decorado para apresentar ao cliente, basta entregar um óculos de realidade virtual e deixar montar o estilo de decoração que ele deseja e passear pelo seu apartamento; também é possível realizar treinamentos que seriam presenciais de forma online.

São infinitas as possibilidades, se você presta serviço você pode divulgá-los no mundo digital criando ambientes que fujam do padrão. Vamos para um pequeno guia que vai te nortear em como encontrar seu espaço no metaverso:

  • Conheça sua marca: eu sei o quão bobo pode parecer esse item, mas você deve ser capaz de resumir em uma frase o que você oferece para seus clientes. Conhecendo sua marca você vai saber o que oferecer no mundo virtual;
  • Entenda seu cliente: o que o seu cliente realmente quer? Qual o problema que ele tem e que você pode resolver? Respondendo essas perguntas será possível pensar em como o fisgar mais clientes;
  • Esqueça o padrão: tudo que temos no mundo real será replicado no virtual, mas o que atrai as pessoas é o diferente, ou seja, em um ambiente onde tudo é possível, o que você proporcionaria ao seu cliente? Oferecer sensações em um ambiente virtual é uma forma de ser lembrado no mundo real;
  • Seja criativo: dei alguns exemplos aqui, mas seguindo os passos anteriores você será capaz de perceber diversas formas de usar a tecnologia a favor do seu negócio, seja para vender ou para ser visto.

O metaverso é, provavelmente, a aposta do século milhões estão sendo investidos, o mercado está crescendo e as possibilidades também, agora é a hora de ingressar, porque depois vai ficar cada vez mais complexo encontrar um mercado que ainda não tenha sido ocupado. Bora ingressar no metaverso?

 

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado