Papo de Mercado: Vale a pena fazer uma graduação a distância?

  • 26/11/2021 às 17:44

A Educação a Distância vem crescendo cada vez mais em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. À medida que isso acontece, também cresce o interesse das pessoas por essa modalidade e também algumas dúvidas sobre como funcionam as aulas EAD.

Como são as disciplinas

Na Educação a Distância, as aulas são diferentes daquelas aulas tradicionais do estudo presencial: todo mundo na mesma sala, professor escrevendo no quadro, etc. Elas são todas virtuais e ocorrem pela internet.

O modelo pode variar um pouco de acordo com a instituição, mas normalmente as aulas EAD ocorrem ao vivo uma vez por semana, com o professor transmitindo os conteúdos da disciplina. O grande diferencial é que o aluno não precisa acompanhar a aula ao vivo, ele pode assistir depois, pois ela fica gravada e disponível.

Também ficam disponíveis demais aulas complementares. Tudo em um ambiente virtual. O estudante pode acessá-las a qualquer momento, de qualquer lugar, basta ter um computador ou celular com acesso à internet. Ou seja, bom hein?!

Como são as avaliações

Mas se os alunos não vão para uma sala de aula, como funcionam as provas e avaliações? É muito simples, algumas avaliações podem ser realizadas também por meio da internet, onde a instituição libera acesso controlado à prova.

Contudo, no Ensino Superior, o Ministério da Educação exige a realização de provas ou processos de avaliações presenciais, ou seja, o aluno precisa ir até a instituição de ensino ou um polo para fazer a avaliação. A frequência dessas avaliações pode variar conforme a instituição de ensino, seguindo o calendário acadêmico.

Quais são as vantagens do EAD?

  • Flexibilidade: um dos principais pontos do ensino a distância é a flexibilidade e a já trabalha e não consegue acompanhar as aulas ao vivo ou não tem condições de se deslocar até a instituição;
  • Custo menor: os cursos na modalidade EAD tendem a ter um valor mais em conta do que os presenciais. Isso se deve ao fato de a instituição não ter os gastos do ambiente físico, além de economizar na gasolina e no estacionamento;
  • Qualidade equivalente ao presencial: se engana quem pensa que pagando menos a qualidade do ensino será menor. O ensino a distância é tão bom quanto ao presencial, algumas pessoas preferem pelo ensino da modalidade EAD;
  • Diploma tem o valor do presencial: esse é um ponto que possui grande polêmica, muitos acreditam que o diploma do EAD não é valorizado no mercado de trabalho, mas esse é um grande erro. Os diplomas valem tanto quanto do presencial, inclusive, o de uma instituição de qualidade pode valer ainda mais que um presencial;
  • Soft skills: a modalidade EAD estimula algumas habilidades que o ensino presencial não explora. A autonomia, responsabilidade e a proatividade são algumas das principais características que os alunos do EAD desenvolvem.

Ao final disso tudo a resposta é: depende! Depende de pessoa para pessoa, há quem não consiga estudar na modalidade EAD por estar mais sucetivel a distrações. Por outro lado tem quem não abra mão do ensino a distância. A escolha é muito pessoal, por isso analise os pontos mais importantes para você e faça a sua escolha.

Caso sua opção seja o EAD, é importante escolher a faculdade certa. Então separamos alguns dos mtivos que fizeram a Uniftec ser a marca mais lembrada pelos caxienses na modalidade EAD.

O EAD UNIFTEC:

1 - Conteúdo próprio

O conteúdo para as disciplinas EAD Uniftec é totalmente produzido pela instituição, garantindo maior controle na qualidade do que é ensinado pelos professores. Ou seja, a produção própria dos materiais resulta em benefício direto aos estudantes, que recebem conteúdo muito bem trabalhado e inserido na realidade da região.

2 - Professores da casa

Outro fator de destaque do EAD Uniftec é a questão do seu corpo docente. Os professores do ensino a distância, em sua maioria, são os mesmos dos cursos presenciais, garantindo que a qualidade já reconhecida da instituição seja compartilhada também na modalidade online.

3 - Interação no Ambiente de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é como se fosse a sala de aula do estudante. Nela, além de acessar as aulas e os materiais didáticos, ele pode interagir com os tutores e os professores. No caso do EAD Uniftec, essa interação é ainda mais próxima, pois o professor que produziu o conteúdo interage com a turma.

4 - Equipe de tutores

Para dar apoio aos estudantes das graduações a distância, o Uniftec mantém equipes de tutores profissionais e dedicados, tanto no Ambiente Virtual de Aprendizagem, quanto nos polos presenciais.

5 - Notas máximas na avaliação do MEC

A maioria dos cursos do Uniftec possui conceitos máximos nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Essas medições feitas pelo órgão federal são extremamente rigorosas, com objetivo de garantir que as instituições de ensino superior ofereçam conteúdo de qualidade para os estudantes.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado