Papo de Mercado: Técnicas para conquistar clientes

  • 22/10/2021 às 18:16

Conquistar clientes é fundamental para qualquer negócio, portanto independentemente da área que você atue, ter conhecimento dessas técnicas será fundamental para você ter mais clientes e, por consequência, uma evolução da sua empresa.

O que são essas técnicas?

Conhecidas como “Gatilhos Mentais” são técnicas para convencer seu cliente de que ele quer fechar negócio com você. Os gatilhos funcionam porque o cérebro humano busca se preservar, evitando desgastar-se analisando situações, tomando decisões por impulso. Os gatilhos facilitam o cérebro a tomar decisões automáticas.

Conheça os principais gatilhos

Reciprocidade

Quando alguém faz algo por você, na maior parte das vezes, sente a necessidade de retribuir de alguma forma. Esse conceito é a base do gatilho de reciprocidade, fazer algo pelo seu cliente, como as famosas amostras grátis. Por receber algo seu de forma gratuita, o cliente sentirá que deve devolver esse agrado, comprando seus produtos ou serviços.

Prova Social

Esse gatilho serve como um auxílio para derrubar as objeções de um provável cliente. Demonstrar que seus serviços ajudaram outras pessoas a atingirem seus objetivos pode provar que fazer negócio com você é o que ele precisa.

Autoridade

Quando estamos indo atrás de algum serviço ou produto buscamos autoridades no assunto, empresas que são capazes de solucionar nossos problemas. Assim como o super herói, apesar de toda sua capacidade, precisa da ajuda de alguém com conhecimento na área, nós também buscamos alguém para nos ajudar a trilhar nosso caminho.

Escassez

Talvez esse seja um dos mais conhecidos, ficou marcado como “aproveite, são os últimos dias”, “até durarem os estoques” ou “só hoje!”, essas são as formas mais básicas de demonstrar esse gatilho. Porém o gatilho trabalha no fato de existem poucas unidades ou pouco tempo, ou seja, você não tem tempo para analisar, deve tomar sua decisão depressa.

Antecipação

Podemos dizer que esse é o gatilho do cinema, a final, nada pode exemplificar melhor essa técnica do que o trailer. Dar uma amostra do que irá acontecer, um pequeno spoiler para que você aguarde ansiosamente pelo filme.

Exclusividade

Ter algo que todos os outros já possuem não cria desejo nas pessoas, o ser humano gosta de sentir-se único e de se destacar. No mercado de trabalho não é diferente, por isso preços, produtos ou serviços exclusivos passam a sensação de ter algo que fará você se diferenciar do restante.

Quais os pontos a serem cuidados em relação aos gatilhos?

Apesar de não percebermos essas técnicas, elas já estão sendo usadas para vendas em algumas empresas. Porém devemos ter cuidados ao usá-las, pois exagerar nos gatilhos pode descredibilizar o seu empreendimento. Serviços que sempre estão em escassez, demonstrar autoridade quando não a possui ou uma falsa exclusividade podem descredibilizar sua empresa. Por tanto é necessário usar os gatilhos com cautela e estratégia.

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