Papo de Mercado: Se torne um gerente de sucesso em 10 passos

  • 29/04/2022 às 18:19

Qualquer profissional, dentro de qualquer área de atuação, pode almejar sua ascensão na carreira profissional, tornando-se gerente. No entanto, é importante não só almejar, mas sim traçar metas a curto e médio prazos, bem como estabelecer ações diárias e persistentes para alcançar essas metas.

Para elencar algumas dicas práticas e importantes de como se tornar um gerente de sucesso, uma pessoa mais produtiva e apta para alcançar um cargo gerencial, conversamos com a professora Débora Frizzo. Ela listou 10 passos a serem seguidos para atingir esse objetivo, confira!

GERENTE DE SUCESSO: 10 PASSOS

Abaixo, algumas dicas de como fazer isso e se tornar uma pessoa mais produtiva, apta a alcançar e se manter em algum cargo gerencial:

1 - Estude bastante sobre sua área de atuação. Conheça o que há de mais recente nela. Para ser gerente e liderar pessoas é preciso domínio e segurança nas questões específicas de sua área. As pessoas só seguem quem transmite segurança e domínio no que está fazendo.

2 - Seja uma pessoa disciplinada. Ser disciplinado significa fazer o que deve ser feito, mesmo sem vontade ou não gostando da tarefa. Geralmente as pessoas associam disciplina com coisas ruins e castigo, mas a disciplina é algo bom, que leva a pessoa a ter resultados, a se sentir produtiva na vida, a sentir que os dias valem a pena.

3 - Sendo disciplinado você aprenderá a não procrastinar. Quando se ocupa um cargo de gestão, a procrastinação pode dificultar o andamento de processos na empresa, bem como gerar emoções negativas em colegas.

4 - Não pense demais no futuro, pense no seu dia a dia, no presente, naquilo que pode ser feito no aqui e agora, afinal o futuro é construído no presente.

5 - Preste atenção em si mesmo, na sua rotina, nas coisas que faz no dia a dia de modo automático, e identifique as perdas de tempos e distrações que lhe roubam tempo e energia. A partir daí, faça um planejamento diário de como aproveitar melhor suas horas do dia, usando-as para suas tarefas ou afazeres que lhe tragam alguma produtividade ou crescimento pessoal e profissional. Isso se chama foco, e ele é resultado da atenção sobre si mesmo.

6 - Seja uma pessoa que não promove ou estimula conflitos interpessoais. Um gerente deve aprender a gerir os conflitos entre as pessoas, da forma mais autocontrolada e empática possível. Desenvolver esta habilidade de gerir conflitos é fundamental para um gerente.

7 - Desenvolva sua habilidade de comunicação verbal. Saber falar, gostar de falar e falar de forma assertiva é importante, pois um gerente precisa se comunicar verbalmente de forma clara e contínua com sua equipe.

8 - Desenvolva sua habilidade de comunicação não verbal. Através dos nossos gestos, vestimentas e expressões faciais transmitimos muitas mensagens, mesmo sem termos consciência disso. Dedique um pouco da sua atenção para se auto-observar e descobrir quais são as mensagens que você passa aos que estão ao seu redor através de sua comunicação não verbal. O que você ‘diz’ de modo não verbal deve coincidir com sua comunicação verbal para gerar confiança e credibilidade.

9 - Aprenda a habilidade de levar os dias com bom humor. As pessoas se sentem mais atraídas, e colaboram mais com quem consegue manter o bom humor, mesmo em situações adversas. Pessoas mal-humoradas não são ‘pessoas sérias’, ao contrário, são pessoas chatas, aversivas e que tornam as tarefas difíceis do cotidiano piores ainda.

10 - Tenha a consciência de que cada vez mais, no mundo contemporâneo, não se pode ficar ‘preso’ a horários e jornadas de trabalho rígidas e pré-fixadas. Cada vez mais as atividades de trabalho se estendem para dias de folga, feriados e finais de semanas. Isso não deve ser motivo de reclamações e queixumes, nem de mau humor. Flexibilidade e capacidade de lidar com acúmulo de tarefas e pressões, que não terminam na sexta-feira à noite, não devem ser motivo de lamentação. Aproveite essas circunstâncias para treinar tolerância à frustração e bom humor – características de pessoas maduras.

Todas as essas dicas lhe ajudarão a se tornar gerente. Mas, mais ainda, lhe ajudarão a amadurecer e se tornar uma pessoa mais produtiva, saudável e satisfeita. As responsabilidades, os desafios e os riscos sempre colaboram para o crescimento e desenvolvimento de novas habilidades. E isso sempre é muito bom!

Sobre a professora

Débora Frizzo é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Grupo Uniftec. Pró-reitora acadêmica do Grupo Uniftec.

DICA EXTRA: CONSIDERE CURSAR UMA PÓS-GRADUAÇÃO

Dar aquele upgrade no currículo com um curso de Pós-Graduação é a dica extra para se tornar um gerente de sucesso. Especialização ou MBA pode garantir vagas mais desejadas no mercado de trabalho, primeiro pelo fator de ter o requisito necessário e outro pelo fator de demonstrar ao recrutador que o profissional está em constante atualização. Isso é muito valorizado atualmente nas melhores companhias para se trabalhar.

E tem mais: uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, com base nos dados da PNAD Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que estudantes de Pós-Graduação possuem rendimento 150% maior que a média de rendimento daqueles que fazem curso de Graduação.

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